Coluna-Ponto-de-Vista-1

Cerimônia marca os 74 anos da Tomada de Monte Castelo

Em 21 de fevereiro de 1945, as tropas da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial expulsaram as tropas nazistas da cidade italiana de Monte Castelo, ponto estratégico no norte da Itália, a caminho da cidade francesa de Bolonha, impedindo o avanço dos alemães e italianos em direção á França. 74 anos depois, uma cerimônia realizada pela Guarnição Federal de São Gabriel rememorou a data na terra natal do comandante da FEB, marechal Mascarenhas de Moraes, em frente ao Museu Gaúcho da FEB, na Praça Carlos Pereira, local que guarda relíquias, arquivos e reminiscências da participação dos “pracinhas” febianos na guerra contra o nazi-fascismo.
A prefeita em exercício Karen Lannes foi representada pelo Chefe de Gabinete da Prefeitura, Rafael Barros Gonçalves, em ato que contou com a presença e coordenação dos comandantes das três unidades do Exército no município: tenente-coronel José Bráulio de Souza Terceiro (6º BEC e Guarnição), tenente-coronel Rocco Figueiró Rosito (9º RCB) e capitão Eduardo Bordignon Lucchini (13ª Cia Com). Presentes também o delegado de Polícia Civil José Enildo Bastos, e os curadores dos museus locais, professor Moisés Ferraz (Museu da FEB) e professor José Fernando dos Santos (Museu da Igreja do Galo). 
Os comandantes militares ressaltaram a importância destes atos para cultivar a memória histórica dos feitos dos heróis brasileiros. “As grandes nações honram seus heróis de guerra, fazem filmes que nós conhecemos, enquanto conhecemos tão pouco dos nossos combatentes”, ressaltou o tenente-coronel Rosito. 
O Chefe de Gabinete Rafael Gonçalves ressaltou a importância do registro para honrar a memória do gabrielense ilustre, Marechal Mascarenhas de Moraes. “A secretaria de Turismo está conduzindo parcerias com as corporações militares para aprimorar a tecnologia de preservação do acervo do Museu da FEB, e isso é uma demonstração efetiva da preocupação do governo do prefeito Rossano com a preservação da nossa cultura e nossa memória”, assinalou. 
Tecnologia do Blogger.