Coluna-Ponto-de-Vista-2

PMDB pede retratação


A cúpula do PMDB anda dizendo em público que deseja uma retratação pública do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na semana passada, Lula sugeriu que o PMDB terá de montar uma lista tríplice e submeter essas opções à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), a quem caberia o direito de escolha do nome para ser candidato a vice-presidente. Ou seja, o PMDB não teria o direito de escolher sozinho quem indicará para compor a chapa presidencial com a petista Dilma.
O líder peemedebista na Câmara e negociador da aliança, Henrique Eduardo Alves (RN), já se mostrou desgostoso. O presidente da mesma Casa e candidato virtual a vice de Dilma, Michel Temer (SP), sinalizou apoio à candidatura do correligionário paranaense Roberto Requião ao Planalto.
Enquanto isso, o PT segue a cartilha: "É óbvio que estamos minimizando o episódio", afirma o deputado Ricardo Berzoini (SP), presidente da legenda. Em entrevista a Terra Magazine, ele segue à risca o que deve ser feito pelos petistas para tentar afagar os ânimos dos peemedebistas. Mas não nega que a declaração de Lula tenha sido "descuidada", ou uma "incorreção". "A relação entre PT e PMDB é muito maior do que uma eventual incorreção em uma entrevista".
- Quem conduz essa conversa é o PT e não o presidente Lula. Ele não se reúne semanalmente com o PMDB para tratar desse assunto. Então, entendemos como uma declaração isolada, talvez um pouco descuidada de Lula e que gerou um mal estar. Como se supera um mal estar? Reafirmando a posição do PT - explica Ricardo Berzoini.
O presidente do PT nega que o episódio desautorize Lula a falar sobre as alianças para o ano que vem. Contudo, ressalva que ele é "presidente da República e, justamente por não acompanhar o dia-a-dia do partido, muitas vezes pode ser impreciso numa fala". "Todos nós podemos dar declarações infelizes, qualquer um de nós já deu várias", acrescenta.
- Estamos fazendo algo que muitos partidos não fazem. Estamos dizendo que o presidente não tem razão (Risos). Nesse caso, Lula não tem razão.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.