Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeito Rossano entrega Medalha “Plácido de Castro” a Layr Contino Nuñez


Homenagem aconteceu na noite de quarta, 23 de dezembro


Uma solenidade especial marcou a entrega da Medalha “Plácido de Castro” ao Coronel da reserva do Exército, Layr Contino Nuñez. O Prefeito Rossano Gonçalves procedeu à entrega na noite de quarta (23), em solenidade no saguão do Palácio Plácido de Castro, sede da Prefeitura Municipal. A honraria foi concedida pela valorosa colaboração prestada pelo Coronel Layr, como é conhecido, a comunidade gabrielense, principalmente em ações beneficentes.


A atividade contou com a presença de secretários municipais, familiares e amigos do homenageado. O Prefeito Rossano salientou que a homenagem, criada em sua Administração anterior, estava sendo entregue em boas mãos, destacando o trabalho desempenhado pelo Coronel Layr. “É com muito orgulho que homenageamos o pai de família, avô, bisavô, benemérito modelar e batalhador das causas sociais, que adotou São Gabriel como sua terra natal e que faz o bem pela comunidade que o abraçou”, salientou em seu pronunciamento.


Por meio de pronunciamento lido pela Vice-prefeita Sandra Weber, o Coronel expressou a gratidão com a comunidade e a Administração, retribuindo o trabalho prestado ao longo de sua trajetória, relação iniciada na década de 60. “Agradeço a comunidade gabrielense por ter me acolhido, e a Administração pelo carinho expresso por meio desta distinção, que estará sempre em minha memória”, salientou o Coronel.


Após a programação protocolar, o Prefeito e a Vice entregaram o decreto e a Medalha, concedida para aqueles que, naturais do município ou nascidos em outras cidades, colaboraram para o progresso, desenvolvimento e justiça social de São Gabriel, também expressando sua gratidão e adotando a cidade como lugar para viver. 


Quem é Layr Contino Nuñez
Nascido a 25 de fevereiro de 1926 em Porto Alegre, Layr Contino Nuñez é filho de Severino Nuñez Filho e Itália Contino Nuñez. Ingressou na carreira militar ainda jovem, como oficial de Cavalaria, tendo progredido com brilhantismo até atingir a patente de coronel, quando entrou para a reserva. Veio pela primeira vez a São Gabriel como aspirante a oficial em 1947, onde serviu no 9º Regimento de Cavalaria (hoje 9º RCB) e no extinto 3º Regimento de Cavalaria Mecanizada (onde hoje existe o 6º BE Cmb).


Depois de passar por cursos de aperfeiçoamento, estabeleceu residência definitiva em São Gabriel no ano de 1961. Estabeleceu-se como um próspero agropecuarista, e constituiu uma valorosa família com a Sra. Flávia Pereira Nuñez (in memorian), tendo como filho único o médico Jorge Pereira Nuñez, casado com a advogada Ana Elizabeth Marques Nuñez, e desta, os netos Taiana, Taue e Rami e a bisneta Yasmin.


Durante sua vida, Layr se dedicou as causas da comunidade. Fundou o Lions Club São Gabriel e participou do Conselho Municipal de Desenvolvimento, sendo um dos articuladores da instalação da primeira instituição de ensino superior no município, nos anos 70, bem como do primeiro sinal local de televisão. Em 1994, recebeu o título de “Cidadão Gabrielense”.

Um comentário:

  1. Merecidíssimo. Homem que respeita a todos e trabalha pelo social, sem querer aparecer!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.