Coluna-Ponto-de-Vista-1

Qualidade de Wilson Mathias impressionou até Falcão

Após quase seis meses de negociação, o Inter finalizou na sexta-feira a compra do direitos econômicos do volante Wilson Mathias, de 26 anos, por US$ 600 mil (R$ 1,03 milhão), aos mexicanos do Morelia. O anúncio oficial será feito somente no dia 4 de janeiro.
Desconhecido no Brasil, o ex-jogador do União São João e do Ituano, assinará por quatro anos. Joga como primeiro e como segundo volante. Encantou o vice de futebol Fernando Carvalho e até Paulo Roberto Falcão, o melhor volante da história do Inter. É ele o jogador que Carvalho definiu como espetacular.
O interesse no volante surgiu ainda em julho, quando o Inter encaminhou a venda de Sandro ao Tottenham. Preocupado com a reposição, o dirigente pensou em Marcelo Mattos, que estava no futebol grego – e acabou retornando ao Corinthians. A pedido do amigo Chico Espina, ex-ponteiro do Inter tricampeão brasileiro de 79 e empresário de futebol, Falcão assistiu a um DVD com o resumo de 40 partidas de Wilson Mathias no futebol mexicano. Espina queria a opinião de um especialista da função sobre o volante que pretendia oferecer ao Inter.
– Disse ao Chico (Espina) que não sou empresário, mas aceitei assistir ao DVD – contou Falcão. – Ele é um segundo volante, desarma sem cometer faltas, não é um volantão clássico. Você nota a presença dele em campo.
Carvalho analisou o DVD e aprovou o jogador. Era hora de abrir negociações. E o rico Morelia, clube bancado pela TV Azteca, não queria vender o seu melhor volante – já havia recusado ofertas de Sochaux e Nancy, ambos da França, e do mexicano Monterrey. Mas, para voltar ao Brasil, após cinco temporadas no México, o volante pediu para deixar o clube.
Ele tem a altura do Sandro, é forte e lança bem, elogia Luigi
Assim como os jogadores da dupla Gre-Nal fazem quando querem ser negociados, Wilson Mathias passou a pressionar a direção mexicana para aceitar vendê-lo ao Inter. A transação com o Morelia foi viabilizada a partir do empresário Décio Berman, representante de Wilson Mathias e também de Rosinei (ex-Inter), homem de boa relação com Carvalho. Os mexicanos cederam, mas, como tem contrato até abril, o clube não abriu mão de receber pela rescisão de contrato.
– Ele tem a altura do Sandro, é forte, boa visão de jogo e faz lançamentos. Fazendo uma comparação, é como a contratação do Guinãzu. Na época, quem não conhecia não deu valor, mas, depois, se encantou – elogiou o diretor de futebol Giovanni Luigi.
A perda de Wilson Mathias (que no México joga como Wilson Tiago) já é lamentada pelo Morelia. Javier Salinas, gerente de futebol do clube, lembra que a equipe precisou compensar a saída do volante junto à torcida contratando o veterano atacante Borguetti para a disputa da Libertadores.
– Wilson fará falta. É um volante de contenção e que chega muito bem à frente. Faz gols de cabeça e bate forte de fora da área – disse o dirigente. – Sei que o Inter deseja ele para o lugar de Sandro. Não conheço muito o Sandro, mas duvido que seja melhor que Wilson.
Vendido pelo Ituano ao Morelia em meio à Série B de 2005, Wilson Mathias enfrentou o Grêmio de Mano Menezes, no Beira-Rio (o Olímpico estava interditado). Os paulistas venceram por 2 a 0 e o volante foi um dos destaques da partida disputada pela terceira rodada da segunda divisão. 

Saiba mais
- Segundo estatística da Federação Mexicana de Futebol, Wilson Mathias disputou 16 dos 17 jogos do Apertura nesta temporada, foi titular em todas as partidas, marcou um gol, recebeu quatro cartões amarelos e um vermelho. Pelo Morelia, tem 180 jogos e 14 gols marcados. 





Ficha

Wilson Tiago Mathias 

- Data e local de nascimento: 14/9/1983, em Limeira (SP) 

- Altura: 1m86cm 

- Peso: 76kg 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.