Coluna-Ponto-de-Vista-2

Frigorífico de ovinos da Fronteira poderá ser instalado em São Gabriel

Na última segunda-feira, 18, em reunião realizada no Auditório da Cooperativa Tejupá em São Gabriel, foi apresentado o Estudo de Viabilidade Econômica para implantação do Frigorífico de Ovinos de Corte na Fronteira Oeste do RS, contratado pelo Comitê Gestor do APL de Ovinos junto ao Núcleo de Estudos em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NESPRO) da UFRGS. Participaram municípios integrantes do APL, membros do Comitê Gestor, Conselho Regional de Desenvolvimento e Associação de Municípios da Fronteira Oeste, representantes do Governo do Estado e Governo Federal. 


O estudo foi apresentado pelo Prof. e Méd.Vet. D.Sc. Júlio Barcellos e equipe, tendo indicado a viabilidade econômica da implantação do empreendimento, com sugestões para sua instalação, em função de fatores logísticos, no município de São Gabriel. O trabalho apontou ainda a existência de um “mercado crescente e em consolidação” de consumo da carne ovina, com novos nichos surgindo com a padronização do produto atualmente ofertado, a partir da profissionalização da produção e da oferta de cortes especiais. Foi sugerido na ocasião a definição de um empreendimento com estrutura de abate de 80.000 cabeças/ano com retorno do investimento em 4 anos.


A conclusão do trabalho indica que o frigorífico de ovinos de corte, desde que inserido no contexto do Arranjo Produtivo, é um “negócio viável, promissor, de oportunidade e que pode ser consolidado”, resultando em “mudanças estruturais importantes na matriz de produção regional”, possibilitando o desenho de “uma nova forma de organização, um método de trabalho que poderá servir como modelo de políticas públicas para outras atividades”, gerando novos postos de trabalho na base da cadeia e contribuindo substancialmente para o desenvolvimento regional. Contatos pelos fones 55 3233.1313 / 8401.6117 ou email imprensa@adesul.org.br. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.