Coluna-Ponto-de-Vista-1

“Labirinto Kafka” traz o melhor do teatro na noite de domingo


Iniciativa teve o apoio da Administração Municipal, através da Secretaria de Cultura


Um bom público teve a oportunidade de conferir na noite do último domingo (24), a releitura teatral de um dos autores mais influentes do Século 20 e que está sendo destacada pela crítica no RS. Com o apoio da Administração Municipal e Secretaria de Cultura e Turismo, “Labirinto Kafka”, dirigida por Janssen Hugo Lage e produzida pelo gabrielense Luiz Gonzaga Chiappetta Dupont, foi apresentado no auditório da Escola Estadual XV de Novembro pela Confraria dos Ritos, prendendo a atenção do público com a representação baseada na obra do escritor tcheco Franz Kafka.


A peça foi premiada recentemente no Festival de Teatro Internacional “Rosário em Cena”, arrebatando dez troféus e fez jus aos méritos conquistados. A atuação dos atores em cena transcreveu de forma dramática e intensa duas das principais obras de Kafka, “O Processo” e “A Metamorfose”, em dois atos. No primeiro, é contada a história de Josef K., bancário que no dia de seu aniversário é preso de maneira súbita e estranha, sem jamais saber por que motivo e que crime cometeu para isso. 


Na segunda obra, conta o ocorrido com o caixeiro-viajante Gregor Samsa, que ao despertar em uma manhã, acorda transformado em um gigantesco inseto. No começo, a situação desperta desespero por que ele não poderia mais trabalhar, mas ao longo do tempo, na visão de sua família, se torna um estorvo. Ao mesmo tempo, Kafka é representado na narrativa, quando criança e adulto – o autor tcheco começou o seu interesse pela literatura aos 9 anos. Seu estilo de literatura ainda causa enorme inspiração a leitores, escritores e dramaturgos.



Ao final da peça, os atores e direção do elenco iniciaram um debate, respondendo a dúvidas e curiosidades do público presente. A Secretária Municipal de Turismo, Karen Lannes, salientou que a vinda da peça teatral é o resgate da cultura local, assim como a qualidade apresentada. “Acreditamos no potencial demonstrado pela peça, e acertamos ao trazer este espetáculo de qualidade para São Gabriel, já ficamos com saudades”, comentando que avalia a possibilidade de trazê-la futuramente em nova apresentação.


O diretor Janssen e o produtor Luiz Gonzaga Dupont agradeceram a Administração Municipal pelo apoio que possibilitou a exibição da peça em São Gabriel. A peça teve no elenco os atores Rafael Franskowiak, Matheus Paranhos, Anderson Ciccone, Mariana Brum, John Robert, Ângela Aita e Leandro Borges. A peça tem como assistente de direção Gabriela Ramos e a produção da Confraria dos Ritos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.