São Gabriel recebe grande espetáculo de teatro no domingo
Neste domingo, 24 de janeiro às 21 horas no auditório da Escola Estadual XV de Novembro será apresentado o espetáculo “Labirinto Kafka”. A obra inspirada no trabalho de Franz Kafka é dirigida por Janssen Hugo Lage e produzida pelo gabrielense Luiz Gonzaga Chiappetta Dupont.
O diretor do espetáculo é conhecido no meio teatral e traz um longo currículo. Janssen Hugo Lage é dramaturgo, encenador, produtor e iniciou seu trabalho em produções teatrais em 1983. Diretor da Mega Produção - OTELO em 1999, com o ator Norton Nascimento no principal papel, levou mais de 100.000 pessoas ao teatro em seis meses de temporada por todo o país. Após um período de quase cinco anos realizando projetos teatrais e culturais na Europa (2000-2005), Janssen retoma sua carreira no Brasil com este projeto que dá continuidade a um trabalho intensivo na aplicação da sua linguagem para interpretação cênica: Ritos Método do Ator, onde a encenação utiliza-se de uma seqüência de fragmentos que revelam ao público o universo no qual Franz Kafka trabalhou por toda a sua vida.
Do espetáculo
O espetáculo que abriu a temporada 2009 no Teatro São Pedro em Porto Alegre traz ao público aspectos importantes da cultura e da filosofia. Segundo o diretor o primeiro ato, 'O Processo', conta o aterrorizante drama de Josef K. respeitável funcionário de banco que é preso de modo súbito e estranho. Ele tenta defender-se contra uma acusação que nunca lhe é formalmente apresentada e sobre a qual não consegue obter informações. O segundo ato, 'A Metamorfose', trás um fôlego inicial absolutamente fantástico. "Uma manhã, ao despertar de sonhos inquietantes, Gregor Samsa deu por si na cama transformado num gigantesco inseto". É deste modo que Kafka inicia a história de Gregor, um caixeiro-viajante que trabalha por obrigação e deixou de ter vida própria para suportar financeiramente todas as despesas de casa. A princípio, as suas preocupações passam por pensamentos práticos relacionados com a sua metamorfose. Mais tarde, as preocupações passam para um estado mais psicológico e até mesmo sentimental. A metamorfose de Kafka é, sobretudo, uma história de alerta à sociedade e aos comportamentos humanos. Nesta história, Kafka presenteia-nos com a sua escrita suigeneris, retratando o desespero do homem perante o absurdo do mundo.
“Labirinto Kafka” tem no elenco os atores Rafael Franskowiak, Matheus Paranhos, Anderson Cicconne, Marina Brum, John Robert, Ângela Aita, Leandro Borges.
A peça tem como Assistente de Direção Gabriela Ramos Produção Confraria dos Ritos Produções. Informa o produtor Luiz Dupont que ao final do espetáculo haverá um grande debate sobre a metodologia usada e o espetáculo em si.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581