Coluna-Ponto-de-Vista-1

Editor do jornal A Notícia fala sobre episódio divulgado em seu jornal

Márcio Vaqueiro
No início da tarde de hoje, a redação do Site Coluna Ponto de Vista recebeu a visita do Editor do Jornal A Notícia, Marcio Saldanha Vaqueiro. 
Vaqueiro comentou a nota emitida no dia de ontem pelo Editor do Blog Contexto Online, Marcelo Ribeiro no site, em resposta uma notícia divulgada por seu jornal sobre o vazamento de uma gravação realizada no setor de comunicação da prefeitura. Marcio Vaqueiro diz que a crítica foi apenas profissional. "Não estou entrando no lado pessoal, apenas fiz uma crítica profissional", destacou.
Marcio também ressalta que isso foi apenas um erro, comum a qualquer pessoa.
"Não entendi o porquê dos ataques pessoais", finalizou.
Ao término da cordial visita, Vaqueiro, entregou ao editor uma nota em resposta aos comentários de Ribeiro e segundo ele, não foi publicada no site de Marcelo. Confira.




NOTA DE ESCLARECIMENTO


Marcelo... vou procurar responder os teus comentários de forma bem clara, calma... para que não entendas que estou sendo agressivo e, portanto, decida não publicar a minha manifestação. Acredito que vais publicar, já que julga “seguir os bons princípios do jornalismo”.
Meu caro. A nota que mencionas como uma “atitude mesquinha, acintosa, caluniosa e aleivosa” é apenas a tradução de uma realidade que está visivelmente, mas que muita gente ainda finge não ver. Para manter isenção que tanto propagas, deveria abrir mão de comentários sobre o governo a quem pertences. Assim não o faz. Tudo bem. É uma opção tua. O que não podes, ao assumir essa postura, é querer ganhar apenas elogios. A crítica faz parte da trajetória.
Suspeitas infundadas, diz você. Exatamente a o que você se refere? Não levantei suspeitas. Pelo contrário, afirmei. Você utiliza material da prefeitura e atualiza o seu blog em horário de expediente na prefeitura. Mas como teu trabalho particular já se confunde com o que é desenvolvido no Executivo, fica difícil, na tua visão, diferenciar o certo do errado.
Agora, não serei hipócrita a ponto de dizer que o mesmo não acontecia comigo, quando exerci a mesma função que você na prefeitura. Aconteceu também e, por causa disso, inúmeras vezes fomos apontados por vereadores, para ser mais específico, o vereador Tuca, que questionava o trabalho meu e de outros colegas que também exerciam função em órgãos de imprensa da cidade. Ora... O que era contestado pelo então vereador de oposição é “legal” na administração a qual ele pertence?
E se engana, quando diz que utilizava material da prefeitura. Durante todo o governo do ex-prefeito Balbo Teixeira, o material utilizado na imprensa era particular (notebook, PC e máquina fotográfica pertenciam a mim). Somente nos dois últimos anos, eu, Márcio, utilizei máquina fotográfica da prefeitura.
Eu obviamente não escrevi com o objetivo de conquistar a tua admiração. A pessoa quando nota que cometeu um erro, e não tem a dignidade de assumir que errou, vê como natural partir para o ataque.
Ora, o que importa os teus sentimentos a meu respeito. E também não morro de amores por ti. A questão em foco é o profissionalismo, o qual você se diz acima de todos. E, se não se importa com o que falem ou pense de ti, porque a nota em resposta?
Eu sinceramente não preciso do “reconhecimento” de instituições para aprovar o meu profissionalismo. Sou bom no que faço! A maioria das “honrarias” que me foram outorgadas optei por não receber, e talvez por isso possam me condenar: sou mesmo anti-social. E convenhamos, a maioria dos títulos citados só mera politicagem, resultado de quem passa a mão na cabeça para colher benefícios no futuro.
Não sou assim. Eu mostro o que acontece de verdade, critico e meu exponho. Por isso, sou tão odiado por uns, mas amado por outros. Fazer o que, você faz parte do “uns”.
Estar no teu lugar? Sinceramente. Eu jamais conseguiria viver num mundo virtual, onde somente os meus olhos vêem as maravilhas da uma administração que parou no tempo.
Agora a questão de tentar denegrir a imagem do blog, nada do que foi publicado foge a realidade. Veja bem, há alguns dias, você publicava no mesmo blog comentários referentes a credibilidade de certos jornais.
Você contestava material referente a um secretário municipal levando em conta apenas o que interessava para a prefeitura. Nessa hora, o tão propalado “bons princípios do jornalismo” enxergou apenas o que lhe interessava. E para isso, a mesma pessoa entrevistada pelo jornal foi utilizada em release da prefeitura. Nessa hora, para atingir os teus objetivos, qualquer coisa pode! O jornal publicou o que foi dito pela entrevistada. Se ela mudou de opinião (sabe-se lá porque razão), não tira a credibilidade do jornal. Pelo contrário, coloca o entrevistado nessa posição. Já o teu blog atacou apenas os jornais.
Ué. Com os outros pode? É fácil criticar, o difícil é aceitar as críticas.
Porque você simplesmente não aceita que cometeu um erro. Que não deveria estar atualizando o blog naquele horário (sendo que mais cinco textos foram publicados na seqüência). No entanto, foi um mero erro. MERO... Sorte que os comentários eram direcionados a um ex-assessor de imprensa! Tão profissional, como se diz, sequer confere o material que publica em um blog de acesso público.
Isso foi o que deu para perceber. Imagina o que passa despercebido.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.