MST na RS-630: Alunos são impedidos de ir para escolas
Por volta das 7h da manhã desta sexta-feira (12), integrantes do MST oriundos do acampamento Filhos de Sepé, bem como de assentamentos vizinhos, bloquearam a RS-630, na altura da localidade do Passo do Pedroso, impedindo que os ônibus de transporte escolar do município pudessem cumprir o seu roteiro.
Os integrantes do MST exigem transporte para todas as crianças do local, embora muitas delas não se encontrem matriculadas nas escolas, ameaçando para tal não permitir a passagem dos veículos escolares se não forem atendidos seus pleitos.
A Secretaria Municipal de Educação, por intermédio de sua titular, Denise Notajargamos, informa que desde novembro de 2009 o município está buscando regularizar a situação escolar dos filhos de assentados e/ou acampados, providenciando documentações necessárias.
“Ocorre, que muitos pais não manifestaram interesse em tempo hábil, embora toda a estrutura que montamos para regularizar a situação das crianças que para poderem ter suas matrículas efetivadas necessitam de documentos tais qual certidão de nascimento, cartão de vacina, histórico escolar, conforme a série que for matriculada. Agora, de maneira truculenta, tentam impedir que cerca de 100 alunos assistam as aulas e que funcionários municipais possam trabalhar”, comentou a Secretária.
O município, mesmo sem receber nada dos prometidos recursos do Governo Federal, já atendia a 114 alunos vindos dos assentamentos, devidamente matriculados já no ano passado, número este que subiu para 180 agora em 2010. Tal esforço em atender a esse contingente de novos moradores do município fez com que inclusive a Escola Ataliba Chagas fosse municipalizada.
O Prefeito Rossano Gonçalves determinou que as aulas nas Escolas Ataliba Chagas e Vitória Chiappetta sejam suspensas até que os órgãos estaduais competentes garantam a completa segurança de alunos e profissionais do município que fazem uso do transporte escolar. Já a Escola João Giuliani, na localidade da Formosa, funcionará normalmente.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581