Coluna-Ponto-de-Vista-2

Prefeito Rossano reafirma a necessidade do Plano Municipal de Saneamento

O Prefeito Rossano Gonçalves, na manhã de segunda (1º), falou sobre a questão envolvendo a Corsan, principalmente da necessidade do Plano Municipal de Saneamento. O Prefeito salientou que a comunidade pode estar tranquila, pois o plano é necessário conforme determina Lei Federal, para que a concessionária vencedora da licitação faça os investimentos necessários e possa oferecer um serviço de qualidade para a população gabrielense.

Rossano explicou que a adoção do Plano depende de informações que não foram repassados pela Corsan, que opera atualmente sem contrato. "A Lei Federal nº 11.445 determina que cada município faça um Plano Municipal de Saneamento, e estamos defendendo os interesses da comunidade, que é uma responsabilidade nossa, exigindo que se faça um serviço de qualidade", salientou. Em diversos encontros com a direção e representantes da Corsan - seja pelo Prefeito ou pelos Secretários - foram reiteradas as solicitações a empresa pelos dados sobre os serviços prestados no município. "Como isso não aconteceu, apesar de todas as tentativas de forma pacífica e ordeira, tivemos que tomar a decisão de reverter os serviços para o município".

As movimentações por parte da empresa e as novas propostas apresentadas pela Corsan, segundo o Prefeito, mostram que a Administração está no caminho certo. "A Corsan apresentou, sim, propostas para uma nova concessão. Mas não é possível fazer esta sem que se faça o Plano, e consequentemente, o Processo Licitatório. Mas os resultados estão aparecendo. A Corsan tinha apresentado propostas de investimentos de até R$ 9 milhões. Agora, apresentou a possibilidade de investir R$ 50 milhões", salientando que a comunidade, com isso, poderá receber os investimentos merecidos, mas que é preciso saber a real necessidade da comunidade, com a troca das redes de água e esgoto, ampliação das estações de tratamento e saneamento. Ele informou que a proposta foi trazida pelo engenheiro Rogério Santiago ao Executivo Municipal.

Sobre as afirmações recentes do presidente da Corsan, Luiz Antonio Zaffalon, de que São Gabriel é superavitária na arrecadação, o Prefeito salientou que estes investimentos tem que permanecer em São Gabriel. "Foi admitido pelo presidente que a cidade dá lucro, mas este investimento vai para outras regiões. Nós queremos que a comunidade receba estes investimentos, pois paga para isso", enfatizando que com o Plano de Saneamento e a Licitação, qualquer empresa qualificada - inclusive a própria Corsan - terá que apresentar propostas concretas para a comunidade gabrielense.

Concluindo, Rossano salienta que as ações desempenhadas são para o bem da comunidade e a defesa de seus interesses, para que se possa construir um sistema justo de saneamento, com pagamento de tarifas justas e os investimentos merecidos em infra-estrutura e qualidade. "Estamos encontrando os caminhos, e não nos arrependemos. Pedimos a compreensão da comunidade, por que queremos, sim, tarifas justas e investimentos concretos para a nossa população", finaliza.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.