Com a chamada dos suplentes inscritos na lista de espetra gerada pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA recebeu mais estudantes e ultrapassou os 95% de ocupação das vagas oferecidas no processo seletivo 2010. Isso e mais o início do período letivo devolveu a agitação típica do ambiente acadêmico aos dez campi da Instituição. À medida que concluíam suas matrículas, os novos alunos muitas vezes já se dirigiam às salas de aula para começar suas caminhadas no Ensino Superior.
As equipes de cada campus fizeram chamadas presenciais seguindo a ordem de colocação dos candidatos. Para o professor responsável pelo processo seletivo na UNIPAMPA, Carlos Dilli Gonçalves, o processo inovador de seleção mostrou-se eficiente e bem sucedido.
Para preencher as vagas que permanecem ociosas, a UNIPAMPA deve lançar edital em breve, informando como será o processo.
A emoção de quem conseguiu
Durante as chamadas presenciais realizadas ao longo do dia, diversas pessoas vibraram com a conquista de um espaço no Ensino Superior. Um dos mais emocionados, Roberto de Araújo Ferreira, 33, não cabia em si de felicidade. Presente no Campus São Borja para garantir uma vaga no Curso de Jornalismo, Roberto nasceu em Maçaranduba (PB) e sempre exercitou o contato com o público, desde quando acompanhava seu pai em feiras rurais no interior da Paraíba. Nas turmas das escolas e em cursos diversos, não raras vezes foi escolhido como orador.
Tempos mais tarde, trabalhando com comunicação em pequenas rádios, ele se manteve no Rio de Janeiro, mas sentiu a falta do saber técnico específico para atuar na área: “Preciso elevar o meu nível técnico para valorizar a minha vocação”, afirma. Essa busca por aperfeiçoamento e o SiSU o trouxeram até a UNIPAMPA, e a similaridade do clima da região (pelo menos, durante o verão) com o de sua terra natal e a hospitalidade e cordialidade gaúchas só acrescentaram pontos positivos na sua escolha. |
Disk-notícia:(55)9 9664.2581