Coluna-Ponto-de-Vista-1

As unhas podem revelar várias doenças. Conheça detalhes!

Na medicina tradicional chinesa, e no oriente de um modo geral, as mãos são bastante observadas para um bom diagnóstico clínico. Além do formato, observa-se cor, temperatura e principalmente as unhas. Embora não seja observada na ciência alopática, as unhas com certeza contribuem com informações importantes sobre o estado patológico de uma pessoa. 

Sinais sintomáticos
a) Pequenas luas brancas nas unhas indicam um crescimento acelerado, o que é percebido em unhas de crianças. Normalmente estas luas desaparecem entre os 35 a 40 anos de idade, exceto a lua do dedo polegar.

b) Pequenos pontos brancos ao longo das unhas indicam um aspecto “yin”, devido a grande ingestão de açúcar, frutas, etc. Quanto mais próximo da base da unha estas manchas estiverem podem indicar o tempo do consumo do açúcar. Exemplo: próximo da cutícula, um mês de consumo excessivo, no meio da unha, três meses e nas pontas das unhas, indica que há mais de seis meses há um consumo exagerado de doces de uma forma geral.
c) Linhas ou ranhuras verticais ao longo das unhas indicam estado “yang”, a pessoa está consumindo muito sal nos alimentos, para compensar este excesso devem-se acrescentar mais óleo nos alimentos.
d) Unhas côncavas é um sintoma da presença de parasitas no organismo. Este diagnóstico é reforçado quando a esclerótica, (parte dos olhos branca) aparecem meio azulada. Unhas que se racham com facilidade também é indicador de parasitas intestinais.
e) O consumo de carnes vermelhas e de proteínas é notado nas “cutículas” que ficam grossas, vermelhas e até descamando.
f) Diagnóstico de anemia abra os dedos ao máximo com a mão ligeiramente para o alto, mantenha por alguns segundos nesta posição de tensão, se ao voltá-la as unhas permanecerem brancas, pode ser um sinal de anemia. Deve se conferir este resultado verificando também a pálpebra inferior. Se muito clara reforça o diagnóstico anêmico, é hora de ir ao médico. 

As unhas bonitas harmoniosas com certo brilho, de médio comprimento, nem largas, também nem muito estreita, são indicações de como uma pessoa saudável e feliz. Abaixo a relação de vinte sinais sintomáticos de possíveis problemas na saúde analisado pelos estudos das unhas. Deixo claro que as informações servem apenas como ponto de referência e não dispensa avaliação do médico especialista para confirmação ou não do seu autodiagnóstico. 

1) Num estado de carência nutritiva, fraqueza orgânica, as unhas têm uma aparência pequena e atrofiada. Pode também indicar um pessoa delicada, sensível e nervosa.  
2) Unha também pequena, atrofiada, porém mais grossa, indica uma percepção nervosa, agitada interiormente, contudo sem ação imediata 
3) Pessoas com unhas compridas podem indicar dores no tórax, principalmente nas costelas e no externo, porém sem gravidade. 
4) Uma unha muito curta e sem atrofia é comum nas pessoas com problemas cardiológicos, neuroses e emotivas. 
5) Unhas em forma de pirâmide triangular, devem ser muito observadas, pois indica tendências a patologias cerebrais, e até mesmo AVC (derrames), é bom estar em dia com as visitas ao médico. 
6) Unha estreita na base e larga nas laterais, indica fraqueza física, mas com boa saúde mental. 
7) Pessoas com problemas arteriais ou de coluna normalmente apresentam unhas em forma de uma azeitona, ovais e longas.  
8) Base do mesmo tamanho, longa e ponta arredondada, são indicativos de problemas hepáticos. Se aparecerem amareladas é sinal de doença crônica.      
9) Este formato de unha é encontrado em pessoas que vivem coçando o nariz. Rugas horizontais e profundas indicam a presença de vermes no organismo, mau hábito alimentar. 
10) Pessoas anêmicas, desnutridas e principalmente com deficiência de cálcio apresentam unhas com pontas para cima e com rugas verticais. 
11) Sinal muito negativo é quando as unhas aparecem encravadas nas laterais, indicam doenças degenerativas graves (câncer ou arteriosclerose) 
12) Unhas em forma de colher para baixo, indicam problemas respiratórios, contudo não está relacionado com a asma.   
13) Unhas emborcadas em forma de colher com elevação no centro indicam tendência a problemas no fígado.  
14) Problemas renais são diagnosticados em pessoas com unhas pequenas e semicirculares. Aumenta a possibilidade se as pálpebras inferiores aparecerem inchadas ou com bolhas. 
15) Doenças degenerativas com esclerose, câncer, etc., aparecem em pessoas com unhas em forma cilíndrica e com profundas ranhuras. 
16) Baixa resistência e problemas linfáticos é característica de unhas pequenas e achatadas nas pontas (não é válido para os roedores de unhas). 
17) Uma unha pequena e completamente achatada (esmagada) é sinal de problemas ligados a garganta e baixa imunidade 
18) Unha em forma de leque aberto e um pouco virada para acima é um mau sinal. Normalmente pessoas que têm um AVC (derrame cerebral) apresentam este tipo de unha com uma meia lua clara na base. Pode também indicar úlceras estomacais e duodenais, tudo vai depender do histórico da pessoa. 
19) Fraqueza intestinal, problemas de pele e coração é encontrado em pessoas com unhas frágeis e cheias de rugas, tanto horizontais como verticais. 
20) Rugas horizontais e verticais profundas estão associados a vermes, parasitas intestinais e ácido úrico, e se for somente no polegar, indica estagnação mental.   
  
Mãos espessas e roliças são características de pessoas saudáveis. Mãos finas, saúde fraca. Dedos curtos e grossos, boa saúde. Mãos rígidas e dificuldade de dobrar os dedos para trás, significa problemas nas artérias ou alta no mau colesterol. Mãos inchadas, tensa e articulações doloridas é um sinal de artrite. Mãos úmidas é sinal de líquido em excesso, rins sobrecarregados. Mãos quentes indicam sobrecarga no fígado.
Todas as características acima citadas fazem parte da “anamnese” para buscar na medicina holística uma causa para determinado problema na saúde. Se você se enquadra em alguma situação ou tem sintomas parecidos, está na hora de fazer uma boa consulta ao médico de sua confiança, e evite a automedicação.      

11 comentários:

  1. bom eu gostei só que não respodeu a minha pergunta que é unhas fracas e elas se rancham da ponta a cuticula? obrigada mesmo assim

    ResponderExcluir
  2. minhas unhas estao se quebrando eu nao sei oque esta acontecendo mas estas emformaçoes estao otimas obrigada mas preciso ir ao medico

    ResponderExcluir
  3. Mlnha unha da mão esquerda dedo indicador está rachando horizontalmente quando cresce, que devo fazer ... fora procurar um médico é claro . andreia rj.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito das informações,de boa didática,mas gostari de ver as ilustrações,acho que ajudarei muito.Agradecida.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom e com toda certeza confiável. As alterações externas são indicações de que algo interno está sofrendo mudanças;porque minhas unhas que sempre foram lisas,bonitas,derrepente começam a sofrer modificações?...algo não deve estar bem como deveria estar,mas já procurei meu médico e estou com problemas de saúde,coisa simples se tratada no início,como está agora. Confie nos sinais de seu corpo. Você,somente você é quem pode te monitorar 24 horas por dia. Um pouquinho de neurose nesse sentido não prejudica ninguém.

    ResponderExcluir
  6. Minha unha do dedão da mão direita, tem um risco cinza escuro da ponta, até a cutícula. O que pode ser?
    Desde já obrigada! Meu nome é Neide.

    ResponderExcluir
  7. Minha unha do dedão da mão direita, tem um risco cinza escuro da ponta, até a cutícula. O que pode ser?
    Desde já obrigada! Meu nome é Neide.

    ResponderExcluir
  8. Minha unha do dedão da mão direita, tem um risco cinza escuro da ponta, até a cutícula. O que pode ser?
    Desde já obrigada! Meu nome é Neide.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria de esclarecimentos sobre manchas escuras na unha.Boa noite e obrigada

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de esclarecimentos sobre manchas escuras nas unhas, pois estou preocupada elas apareceram depois dos 35 anos e agora minha filha de 12 anos também está com suas unhas dos pés com a mesma mancha.Se puder me orientar agradeço.Boa noite e obrigada!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.