UNIPAMPA fecha matrículas em 100% das vagas
A Reitora da Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA, Maria Beatriz Luce, confirma que 100% das vagas disponíveis em cursos de graduação na Universidade foram preenchidas. A reitora se disse emocionada ao ver a Universidade alcançar esse resultado: “Estamos todos – estudantes, professores e técnicos – emocionados, com imensa alegria pelo efetivo crescimento e a nova configuração da comunidade acadêmica do Pampa, que combina jovens e adultos da região e de todo o Brasil”, disse ela, ao destacar também a importância que tiveram o SiSU e o Enem como a possibilidade de serem instrumentos para a política de democratização da Educação Superior.
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do qual a UNIPAMPA fez parte, utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para ingresso em universidades públicas. Esta foi sua primeira edição e permitiu que os candidatos se inscrevessem em qualquer universidade que integrasse o sistema. A UNIPAMPA recebeu alunos de diversas partes do país, até mesmo aqueles que vieram de longe, como das regiões Norte e Nordeste, para fazer parte desta comunidade acadêmica, já estão em salas de aula de toda Universidade.
O vice-reitor da UNIPAMPA, professor Norberto Hoppen, lembra que vieram estudantes de todos os os Estados do País estudar na instituição, e que isso confirma a opção pelo ensino público e gratuito de qualidade que a UNIPAMPA já consegue oferecer, mesmo sendo uma instituição tão nova, oficialmente criada em 2008. Segundo o vice-reitor, houve cursos nos quais a vinda de estudantes de fora do RS representou 50% dos alunos matriculados.
O mesmo destaque sobre a relevância do sistema adotado pelo MEC foi mencionado pelo Coordenador do Processo Seletivo na UNIPAMPA, professor Carlos Dilli, que citou o resultado de 100% das vagas preenchidas como uma resposta da sociedade à política nacional de expansão do ensino superior, promovida pelo atual governo. A UNIPAMPA preencheu 2.465 vagas com este processo de Seleção Simplificada e somadas às matrículas já existentes em 2009, hoje representa quase 7 mil alunos matriculados, considerando os 50 cursos existentes.
O técnico administrativo do Campus de São Borja, Eduardo Fonseca, ressalta como principal ponto positivo a convivência cultural e a troca de experiências que os alunos tem a oportunidade de vivenciar, em razão das matrículas terem sido adotadas por chamamento nacional. Também frisa que, mesmo sendo a primeira edição do SISU, não houve grandes problemas em relação às matrículas e que a UNIPAMPA esteve bem preparada para este momento.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581