Coluna-Ponto-de-Vista-2

Candidatos driblam lei eleitoral e antecipam campanha no RS

A campanha eleitoral começa oficialmente no dia 6 de julho. Porém, adesivos nos carros, cartazes nas ruas, propagandas partidárias no rádio e na TV, mensagens na internet, principalmente através do twitter, denuncia que a largada já foi dada. Especialistas em marketing político do Rio Grande do Sul comemoram. 
Alguns contratos, que eram firmados nos meses finais das eleições, estão sendo fechados agora. Até mesmo candidatos a deputado estadual e federal, que antes esperavam receber as doações de campanha, já escolheram e estão pagando os marqueteiros. 
Para este editor que também é cientista político esta antecipação é benéfica ao eleitor:

"Com os anúncios como de Serra e Dilma, os eleitores ganharam mais tempo para avaliar o seu candidato. A pré-campanha está acontecendo mais livre das amarras da legislação eleitoral", destaca Anderson Almeida.
O Ministério Público Eleitoral afirma que está fiscalizando os possíveis excessos. Como os pré-candidatos não estão pedindo voto de forma direta ainda não houve grandes condenações no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). As multas em casos de condenação por propaganda antecipada variam de R$ 5,3 mil a R$ 15,9 mil.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.