Pixinguinha foi tema do "Roda Literária de Samba" na quinta
![]() |
Projeto ocorre na primeira quinta de cada mês Foto: Marcelo Ribeiro/Especial |
Na última quinta-feira (20), o Auditório do Campus I da Urcamp foi o palco de mais uma reunião do projeto “Roda Literária de Samba”, que debate a história da cultura brasileira através de uma das mais genuínas artes musicais nacionais.
O encontro, que teve a participação dos idealizadores, músicos e de literatos, teve como tema a vida e história do músico e compositor Alfredo da Rocha Viana Filho, conhecido como Pixinguinha, contada pelo médico e também músico, Giancarlo Bina.
Bina detalhou a história de Pixinguinha, nascido no Rio de Janeiro no final do Século 19, e sua trajetória precoce, com cerca de 14 anos, sendo o principal divulgador do chorinho, com sucessos como “Carinhoso” e “Lamentos”, com direito a apresentações dos músicos Ricardo Moreno e Carlos Alberto Trindade (Bebeto). Dentro do assunto, foi debatida a necessidade de expandir ainda mais o projeto, principalmente pelo estímulo a cultura e também a descoberta de novos talentos e nuances na comunidade.
“Não debatemos somente a história e cultura do Brasil, mas também temas relacionados a isso, e recentemente, recebemos o apoio da ACAM, e só temos a crescer mais no projeto”, salientou Bina. Desde o mês passado, as reuniões passaram a acontecer no Campus I da Urcamp, as 21 horas.
Saiba mais
O projeto é desenvolvido desde outubro de 2009, e tem entre seus desenvolvedores nomes do samba local como Marcel Bastianello (Marcel da Cohab), Ricardo Moreno, Giancarlo Bina, Pedro Wallauer, entre demais amigos amantes do samba, o projeto discute sobre os fatos e assuntos que deram origem ao gênero musical brasileiro. Temas como o Carnaval, os quesitos, as personalidades, a história de Cartola, o partido-alto e de grupos musicais como o Fundo de Quintal, entre eles, foram apresentados e debatidos anteriormente. Ele iniciou em reuniões nas residências dos envolvidos, onde ganhou mais corpo e participantes.
O projeto recebeu o apoio da Associação Cultural Alcides Maya - ACAM, e a intenção do grupo é criar uma casa de samba em São Gabriel, servindo também de base para o Carnaval local e estimular o maior conhecimento sobre a arte musical. Os encontros acontecem sempre nas primeiras quintas de cada mês, no Auditório Antonio Castegnaro, no Campus I da Urcamp (Barão do Cambaí, 550) em São Gabriel.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581