Coluna-Ponto-de-Vista-1

Relatório de Monitoramento da Gestão em Saúde é apresentado na Câmara

Vereador Chiquinho conduziu a reunião

Foi realizada na manhã de quinta-feira (24), no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, a Audiência Pública para a apresentação do Relatório de Monitoramento da Gestão em Saúde relativo ao 1º Trimestre deste ano. A reunião foi conduzida pelo vereador Valdomiro Lima (Chiquinho) representando a presidência da Comissão de Finanças e Orçamento do Legislativo Gabrielense. Na oportunidade, a Administradora da Secretaria Municipal da Saúde e também Vice-Presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Cleci Baldissera relatou que, neste período, o Município aplicou em saúde um índice equivalente ao percentual de 18,59%, sendo que o previsto em Lei através da Emenda Constitucional nº. 29 é de no mínimo 15%. Cleci explicou ainda que o referido relatório é elaborado pela Secretaria Municipal da Fazenda que detalha especificadamente todas as verbas aplicadas na Saúde em São Gabriel. “O CMS tem uma comissão de finanças que faz a análise de todos estes dados e mensalmente é realizada uma reunião do referido Conselho onde são debatidos os assuntos pertinentes a saúde para o Município”, afirmou Cleci.

Cleci Baldissera fez questão de registrar que, mais uma vez, lamentavelmente, o povo não se faz presente a uma importante Audiência Pública. “Infelizmente isso também está acontecendo com alguns representantes das entidades que integram o CMS no momento em que se realizam reuniões do referido Conselho, sendo que todas as demandas referentes a saúde obrigatoriamente devem ser aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde”, conclui Cleci.
Da mesma forma, o vereador Chiquinho disse estar um pouco entristecido pela falta de participação da comunidade gabrielense e de representantes de entidades do Município. “Com certeza é de suma importância a presença dos nossos munícipes. O intuito dessas Audiências Públicas realmente é que a comunidade interaja com a Administradora da Secretaria da Saúde, solicitando informações, trazendo idéias, apresentando sugestões ou até mesmo algumas reclamações, se necessárias”, afirmou Chiquinho.
O vereador ressaltou ainda que irá apresentar ao presidente da Casa, vereador Paulo Sérgio Barros da Silva, a sugestão que sejam enviados convites impressos para todos os representantes das associações de bairros, entidades religiosas, entidades de classe, entre outras, para que se façam presentes na próxima Audiência Pública.  

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.