Coluna-Ponto-de-Vista-1

São Gabriel conquista Ambulância do SAMU


Na última semana, São Gabriel recebeu uma Ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), contemplando um esforço que vinha desde o final de 2009, após gestões do Prefeito Rossano Gonçalves junto ao Governo Estadual e Federal para conquista do serviço, que permitirá o atendimento de emergências junto a comunidade. O veículo está em exposição no pátio do Centro Administrativo Municipal desde a segunda-feira, 28 de junho.
Para a implantação do serviço, a Prefeitura conveniará com a Santa Casa de Caridade, que administrará as ações do SAMU e terá um repasse de R$ 65 mil mensais. Segundo o Secretário Paulo Forgiarini, a conquista deste serviço vem de gestões do Prefeito Rossano, que tiveram também sua participação. “Assinamos o termo de compromisso em dezembro de 2009, mas viemos gestionando junto aos Governos muito antes disso, e agora temos este grandioso resultado”, frisando que a chegada da ambulância é mais uma vitória pela melhoria dos serviços de saúde no município.

Saiba mais
O SAMU faz parte da Política Nacional de Urgências e Emergências, de 2003, e ajuda a organizar o atendimento na rede pública prestando socorro à população em casos de emergência. Com o SAMU, está sendo reduzido o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população. As chamadas pelo SAMU deverão ser feitas pelo número 192, quando implantado.

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro!
    O SAMU e as Unidades de Pronto Atendimento – UPAS 24h estão unidos para aprimorar o atendimento de saúde para todos os cidadãos brasileiros.

    O SAMU fará o primeiro atendimento ao paciente, que será encaminhado às UPAS 24h para ser tratado de acordo com a gravidade do seu caso. Toda UPA 24h tem consultórios de pediatria, clínica médica, odontologia, além de laboratórios e salas de raios-X. Também conta com leitos de observação para crianças e adultos, com o objetivo de estabilizar pacientes mais graves até serem levados a um hospital.

    Mais informações: comunicacao@saude.gov.br
    Obrigada,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.