Coluna-Ponto-de-Vista-1

Tarso Teixeira fala na Comissão de Agricultura em Brasília


Atendendo a um convite da Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural da Câmara dos Deputados, o presidente do Sindicato Rural de São Gabriel e vice-presidente da Farsul, Tarso Teixeira, apresentou um painel perante os parlamentares federais, no dia 23 de junho, quarta-feira, abordando a questão das indenizações pagas aos produtores rurais atingidos pela construção da barragem do Rio Jaguari, um dos principais projetos de irrigação do governo estadual.
A audiência da Comissão de Agricultura, convocada especialmente para debater o assunto, foi presidida pelo deputado Abelardo Lupion (DEM/PR), e seu tema foi proposto pelo deputado Onyx Lorenzoni (DEM/RS). Estavam ainda presentes parlamentares como Luiz Carlos Heinze (PP/RS) e Cláudio Diaz (PSDB/RS), além do secretário estadual de Irrigação, Rogério Porto, também convocado para depor.
Tarso ressaltou que os valores atribuídos às indenizações pelo valor de terra nua são incompatíveis com o que o mercado tem praticado. “A maior parte dos proprietários está recebendo indenizações no valor de R$ 3770 por hectare, o que está muito aquém do valor que estas mesmas terras tem sido negociadas na região”, assinalou, destacando que o secretário Rogério Porto não se dispôs a mediar a situação. “Tenho certeza que a governadora não sabe da forma como o secretário conduziu esta questão”, destacou Tarso, que foi interpelado por Rogério Porto diversas vezes.
A barragem do Jaguari, juntamente com a do Taquarembó, são as ações de maior visibilidade do Programa Estruturante de Irrigação, do Governo Estadual, a obra é feita também com recursos do Governo Federal, e chegou a ser alvo de polêmica junto ao Ministério Público por conta de discordâncias com o Estudo de Impacto Ambiental.  “Queremos deixar claro que não somos contra a barragem, aplaudimos o avanço que ela representa na economia da região. Apenas queremos que o Estado faça a justa restituição a quem investiu naquelas áreas para que fossem produtivas até aqui”, assinalou. A Comissão deliberou por realizar, em Porto Alegre, uma audiência conjunta com a Comissão de Agricultura da Assembléia Legislativa, para aprofundar o debate sobre o tema. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.