Dicas de Vídeo com Marco Medina
A sexta-feira é 13, o mês é o tal “mês de cachorro louco”, mas não precisa ficar apreensivo. Aqui na coluna as notícias não assustam. É só coisa boa. Novidades é que não faltam!
Agosto chegou, e trouxe na carona muitas novidades. O mercado cinematográfico não pára. O ano de 2010 já iniciou próspero em novas produções que lotaram cinemas no mundo inteiro e que, há pouco, chegaram em DVD. Lembram que o período entre 2008 e 2009 não foi de “grandes lançamentos”, daquele tipo que um vê e já sai recomendando para o outro? Pois é! O mercado esfriou, porque a greve dos roteiristas de hollywood – que parecia uma coisa isolada – acabou afetando a qualidade dos novos filmes. Tivemos produções com grandes atores, e até pelo visual a gente notava que tinham gastado muito para produzir determinado filme, mas o resultado não era dos melhores. Faltou aquele “temperinho” que deixa o filme impecável. Mas, assim como o sucesso, não tem crise que dure para sempre, e as novas produções aterrissaram arrasando nas bilheterias, nas mais variadas mídias e veículos afins. Um bom exemplo é a megaprodução “2012 – O Filme”, seguido de “Alice no País das Maravilhas”, “Sherlock Holmes”, “Avatar”, e outros que já comentamos aqui na coluna. A propósito: em termos de cinema nacional, a megaprodução brasileira de 11 milhões de reais, “Chico Xavier”, foi uma grata surpresa para os cinéfilos em geral e, mais especificamente, para o público adepto da Doutrina Espírita.
O pessoal lotou as salas de cinema e, depois do lançamento em DVD, é certo que o número dos que já viram o filme tenha ultrapassado os 2 milhões de espectadores. A produção, repleta de “flashbacks”, mostra a infância sofrida do Chico, os primeiros anos da psicografia, e a resistência dos céticos que tentaram impedi-lo de continuar sua árdua missão. O elenco é de primeira linha, e a caracterização do ator Nelson Xavier como Chico Xavier chega a assustar de tão parecido. Não deixe de conferir. Mesmo que você não seja simpático à Doutrina do Allan Kardec, a história vale como lição de vida, e acaba nos mostrando que, às vezes, reclamamos por pouco. Quanto aos espíritos, no filme só se manifestam “espíritos amigos”. Se você é daquelas pessoas que tem medo dos mortos, depois de assistir ao filme você ficará convencido de que devemos ter medo mesmo é dos “vivos”. Mais um elogio à produção: o DVD tem o recurso de áudio-descrição, que permite aos deficientes visuais “assistirem” ao filme.
O pessoal lotou as salas de cinema e, depois do lançamento em DVD, é certo que o número dos que já viram o filme tenha ultrapassado os 2 milhões de espectadores. A produção, repleta de “flashbacks”, mostra a infância sofrida do Chico, os primeiros anos da psicografia, e a resistência dos céticos que tentaram impedi-lo de continuar sua árdua missão. O elenco é de primeira linha, e a caracterização do ator Nelson Xavier como Chico Xavier chega a assustar de tão parecido. Não deixe de conferir. Mesmo que você não seja simpático à Doutrina do Allan Kardec, a história vale como lição de vida, e acaba nos mostrando que, às vezes, reclamamos por pouco. Quanto aos espíritos, no filme só se manifestam “espíritos amigos”. Se você é daquelas pessoas que tem medo dos mortos, depois de assistir ao filme você ficará convencido de que devemos ter medo mesmo é dos “vivos”. Mais um elogio à produção: o DVD tem o recurso de áudio-descrição, que permite aos deficientes visuais “assistirem” ao filme.
Não deixe de dar uma boa espiada nos “lançamentos”, mas confira também aqueles filmes que indicamos como “Alternativos” e “Já Passou”. Ali você encontrará grandes produções que não receberam tanta atenção da mídia, mas que nos mostram belos exemplos de vida, e que encerra em seus roteiros muito conteúdo, com mensagens exemplares que nos ajudam a traçar novos paradigmas para nossas vidas. A ordem é reciclar-se pela renovação. É assim que crescemos como pessoas e profissionalmente.
E, não esqueçam: “lançamento” é todo aquele filme que você ainda não viu.
Confira as indicações e faça a sua escolha. Até a próxima!
LANÇAMENTOS
CHICO XAVIER: não espere por espíritos aparecendo de repente, nem fenômenos sobrenaturais, tão comuns em suspenses espíritas. Este conta a trajetória do Chico como pessoa e como médium. Ele descobriu muito cedo a missão que o tornou conhecido mundialmente, assimilou sua participação como protagonista desta empreitada cósmica e provou, pelo desapego, que realmente era um médium de verdade ao abrir mão dos lucros obtidos pelos mais de 400 livros psicografados. O lucro obtido foi todo destinado para obras sociais e de caridade. Encabeçado pelo ator Nelson Xavier, que “encarnou” na pele do Chico com uma semelhança assustadora, o resto do elenco é um time de estrelas. Um melhor que o outro em suas interpretações. Imperdível.
Tema/gênero: biografia/espiritismo/drama Tempo: 125 minutos
INVICTUS: garanto que se você pegar o pior roteiro do mundo e der para o Morgan Freeman, ele consegue fazer desse péssimo roteiro um filme de sucesso. O homem é “fera”. Faz qualquer tipo de filme com uma desenvoltura bárbara, e arrebata fãs no mundo inteiro, principalmente se o filme for do gênero suspense. Agora, em mais uma proeza interpretativa, numa produção que já tinha um ótimo roteiro, encarna na pele do Nelson Mandela que - depois de ficar 27 anos preso -, é eleito presidente da África do Sul. Descartando qualquer tipo de vingança, perdoa seus opressores e encontra no esporte uma maneira de unir toda a nação. Um filme que fala de superação – em todos os sentidos -, e que complementa o sucesso pela impecável participação do consagrado ator Matt Damon. A direção, que dá ainda mais credibilidade à produção, é do oscarizado ator/diretor Clint Eastwood. Ficou mais de 6 semanas no ranking dos mais locados nas principais capitais brasileiras. Leve as crianças pra sala. É censura livre.
Tema/gênero: união/drama/aventura Tempo: 133 minutos
SHERLOCK HOLMES: lembram dos filmes do Sherlock que a gente assistia na TV? Não recordo de nenhuma produção ruim. Todos eram de qualidade e mantinham a gente preso à tela até à revelação final, quando tudo se resolvia, e ficávamos sabendo, afinal, quem era o assassino, assim, meio parecido com as histórias da Agatha Christie. Nessa releitura da obra, os produtores resolveram dar o “pulo do gato”, seguindo uma tendência mundial: agilidade à trama. Ficou impecável, o público aprovou (é o mais locado nas capitais brasileiras), e já estão preparando uma seqüência. Pistas sem pé nem cabeça, deduções inteligentes, cenas de tirar o fôlego, e a participação do Robert Downey Jr. e do Jude Law, isso tudo aliado à beleza da Rachel McAdams, fazem deste um dos melhores filmes de suspense e ação dos últimos tempos. Imperdível! Recomendado para toda a família.
Tema/gênero: investigação/ação/suspense/aventura Tempo: 128 minutos
JÁ PASSOU...!
FALANDO COM OS MORTOS: a capa deste filme é uma das mais “sem graça” e “sem vida” já vistas. Mas você não imagina o conteúdo que tem dentro. Não adianta os críticos de filmes exorcizarem algumas produções. Quem aprova, quem tem o poder todo é o público, e foi assim com este filme. Sucesso nas locadoras até hoje – alguns alugam para ver de novo -, conta a história real do médium James Van Praagh, uma trajetória de vida que envolve as nossas questões mais profundas sobre a vida após a morte.
Tema: suspense espírita/policial Tempo: 142 minutos
À PROCURA DA FELICIDADE: se você acha que a sua vida está difícil, que está passando por problemas afetivos, familiares e financeiros, assista já a este filme. Quando o filme terminar, você vai ficar se perguntando se iria suportar tudo o que a personagem (real) passou, e chegará à conclusão de que a sua vida é “um mar de rosas”. Protagonizado pelo premiado Will Smith – que contracena com o próprio filho – conta a história do vendedor Chris Garner que, como mostra no final, venceu na vida depois de encarar um desafio onde muitos já teriam desistido logo no início.
Tema: drama Tempo: 117 minutos
DIÁRIO DE UMA PAIXÃO: embora já tenha sido exibido na TV – está nas locadoras desde 2005 -, muita gente ainda não assistiu a esta produção que é, com certeza, uma das melhores dos últimos 10 anos no gênero “romance”. Tendo como “pano de fundo” um amor impossível, tema preferido pelas mulheres, estas mesmas mulheres que se preparem! Uma caixa de lenços descartáveis não será suficiente, porque um mar de lágrimas vai rolar, sem controle e sem hora pra parar. Algumas clientes devolviam o filme para a locadora completamente molhado (brincadeira!).
Não deixe de assistir...e de se emocionar!
Tema: romance Tempo: 123 minutos
ALTERNATIVOS
TERRA: boa parte do público desistiu de procurar “documentário” em locadoras, porque é um gênero pouco locado, portanto, pouco adquirido pelas videos. Mas, a exemplo de “Egito”, “Dentro do Corpo Humano” e “A História Secreta do Espaço”, que fizeram muito sucesso, desembarcou em 2009 o ótimo documentário “Terra”, com o selo DisneyNature, que nos traz a extraordinária história de 3 espécies de animais em uma maravilhosa jornada através do nosso planeta.
Tema: Documentário/Natureza Tempo: 90 minutos
AMÉM: conta-se que o Vaticano, durante o Holocausto da 2ª Grande Guerra, “silenciou” diante das atrocidades cometidas pelo regime nazista, assustando o mundo e marcando para sempre a vida do Povo Judeu. Tire suas próprias conclusões assistindo ao filme. A direção é do premiado Costa-Gavras e ganhou o Cesar(Oscar Francês) de Melhor Roteiro.
Tema: relação entre o Vaticano e o III Reich Tempo: 132 minutos
JORNADA DA ALMA: há muitos anos era especulado se o psicanalista Carl Gustav Jung havia mantido um “caso” com uma de suas pacientes. Aí surge um diário. Nele estava contida a história de um gênio da psicanálise, uma extraordinária paciente, uma paixão proibida e uma missão humanitária e social exemplar, realizada pela pessoa que seria a menos indicada para o trabalho. Um filme envolvente e verdadeiro.
Tema: drama/relacionamento Tempo: 90 minutos
Disk-notícia:(55)9 9664.2581