Coluna-Ponto-de-Vista-1

Prefeitura desenvolve ações pelo homem do campo

A Prefeitura Municipal vem desenvolvendo ações em apoio a produção primária do município, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM). Na última semana, duas ações foram concretizadas e vão qualificar mais os bons trabalhos já realizados pelo homem do campo: uma parceria com a FEPAGRO de São Gabriel para a construção de um matrizeiro de espécies forrageiras, e o recebimento de uma retroescavadeira, para apoiar os trabalhos da Secretaria, destaca o Secretário Erasmo Chiappetta.

Retroescavadeira para os pequenos produtores
Na última semana, a SEMAM recebeu do Governo do Estado uma retroescavadeira, para o desenvolvimento de trabalhos pela Secretaria. O equipamento, cedido pelo Departamento de Comandos Mecanizados (DCM) da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPPA), estará a disposição dos pequenos produtores.

O Secretário Erasmo Chiappetta salienta que primeiramente, a máquina estará sendo usada para o destocamento (remoção dos tocos ou restos de árvores) dos locais onde serão instalados, respectivamente, a Casa do Mel e da sede da Cooperativa de Leite de São Gabriel, na RS-630. Os principais serviços, no entanto, serão voltados aos produtores, como construção de bebedouros, micro-açudes, terraplanagem, melhoria de vias de acesso, entre outros.

Parceria com a FEPAGRO para desenvolver a bacia leiteira local
No final de 2009, a Secretaria elaborou um projeto para a construção de um matrizeiro de espécies forrageiras, para fornecimento de pastagens para alimentação do rebanho leiteiro do município, dentro do fomento a atividade. Por meio disso, a Secretaria firmou parceria com a FEPAGRO de São Gabriel, onde foi disponibilizada uma área de 1,5 hectare para o plantio das forrageiras.

Esta ação objetiva suprir as carências de alimentação do rebanho bovino durante os meses de escassez no campo nativo. Espécies como tífton, pangola, cana-de-açúcar, capim-elefante, amendoim forrageiro, entre outras, serão cultivadas no matrizeiro. Estas forrageiras serão doadas aos pequenos produtores de leite do município, para constituir uma alternativa viável e barata de alimentação do rebanho, aumentando assim a produção de leite.

O Secretário Erasmo salienta que até o final do mês, a área deverá estar pronta e as mudas plantadas. "Daremos continuidade e apoio aos projetos e atividades que busquem o desenvolvimento local e regional da agropecuária, pois somente desta forma garantimos a permanência do produtor na atividade, melhorando as condições socioeconômicas dos agricultores familiares do município", finaliza. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.