Tarso Teixeira palestra sobre abigeato em Lavras do Sul
Um encontro de forças vivas da sociedade de Lavras do Sul, sob o comando do prefeito Paulo Alcides Vidal e do presidente do Sindicato Rural de Lavras, Francisco Abascal, realiza neste dia 14 uma reunião especial para discutir o avanço do abigeato, convocada pelo Gabinete de GestãoIntegrada de Lavras do Sul, no Plenarinho. Um dos painelistas é o vice-presidente da Farsul e presidente do Sindicato Rural de São Gabriel, Tarso Teixeira (foto).
O roubo de gado e outros animais em propriedades rurais é um problema que causa tensão permanente na comunidade regional. Teixeira debaterá o assunto com produtores rurais ligados aos sindicatos rurais de Lavras do Sul, Dom Pedrito, Bagé e Caçapava do Sul. “O abigeato não é apenas um crime contra o patrimônio, mas também um crime econômico que ameaça o Estado. Nos últimos dez anos, o abigeato provocou um prejuízo de R$ 400 milhões à arrecadação de impostos”, assinala o líder ruralista.
Tarso Teixeira enfatiza que, apesar de o governo federal alardear números de diminuição do abigeato na região graças aos investimentos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública e Cidadania), a realidade é bem diferente. “O fato é que existe uma sub-notificação, muitos casos que nem chegam a ser registrados na polícia, o que transmite a falsa impressão de que o crime diminuiu”, assevera Tarso. O encontro discutirá estratégias regionais de repressão ao roubo e descaminho em propriedades rurais.
Homenagem no 9º RCB
Tarso ainda foi escolhido para duas distinções militares, ambas outorgadas pelo 9º Regimento de Cavalaria Blindado. Tratam-se do Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro e da medalha João Propício, que serão concedidas a Tarso Teixeira por ocasião dos 92 anos do regimento, em solenidade especial no dia 17 de setembro.
O 9º RCB completa 92 anos no próximo dia 28 de setembro, e na ocasião estará realizando homenagens especiais a pessoas que cooperaram com os princípios do regimento ao longo de sua história. Segundo o tenente-coronel Ubirajara Brandt Rodrigues, comandante do 9º RCB, Tarso Teixeira foi escolhido “por suas virtudes patrióticas, morais e profissionais, que o tornaram digno de representar os feitos gloriosos do nosso Patrono”, ressaltou.
O presidente do Sindicato Rural agradeceu a homenagem. “Tenho uma profunda admiração pelo Exército Brasileiro, que ainda resiste como uma coluna dos valores morais de nossa Pátria, e considero uma grande honra e uma enorme responsabilidade receber esta honraria, que divido com todos os produtores rurais que, como eu, lutam para o fortalecimento do Estado Democrático de Direito”, assinalou.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581