Coluna-Ponto-de-Vista-2

Coluna Fabiana Machado

FALAR É PRATA, OUVIR É OURO
Se existe uma coisa que eu adoro, é conversar com pessoas mais velhas, ou melhor, mais experientes. Estas pessoas falam com calma, maturidade e principalmente, com despreocupação, não se apegam a concorrência, querem ensinar. Há poucos dias estive com um Senhor de pouco mais de setenta anos, que me ensinou coisas extraordinárias sobre Gestão Pública, algo que sou apaixonada. Esse senhor me apresentou idéias quase que revolucionárias na administração pública, e que poderiam muito bem ter partido da mente de pessoas com 20 ou 30 anos, mas ele não deixou as rugas e os seus cabelos brancos envelhecerem sua mente. 



No decorrer da conversa me olhava nos olhos, falava com firmeza, e ainda sorria se mostrando tão feliz em poder partilhar suas idéias. Enquanto ele falava e eu ouvia atentamente, lembrei e dei muito valor a algo que outra pessoa muito experiente me ensinou que “falar é prata, ouvir é ouro”. O ser humano deve deixar de ser arrogante e ouvir mais as pessoas, sempre alguém tem alguma coisa pra te ensinar, se nos colocamos na posição de ouvintes atentos com certeza poderemos mais tarde repassar esses ensinamentos, e assim, evoluímos, crescemos e passamos a dar mais valor para aquela frase que ouvimos lá na infância. Respeite os mais velhos!
Entendo que é muito mais inteligente provar algo pelas ações e comportamentos do que pelas palavras, o silêncio na maioria das vezes ofende mais do que palavras ditas sem pensar ou de forma impetuosa. Assim sugiro que as pessoas, principalmente nos ambientes de trabalho pensem que: “Quem controla as suas palavras é sábio, e quem mantém a calma mostra que é inteligente. Até um tolo pode passar por sábio e inteligente se ficar calado” (Provérbios 17.27,28).   

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.