Coluna-Ponto-de-Vista-1

PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO: São Gabriel está na frente de Santa Maria

Foto: Cláudio Vaz/Diário de Santa Maria
Um transtorno voltou a atrapalhar moradores do centro de Santa Maria ontem. Segundo o jornal Diário de Santa Maria de hoje, o cano de um distribuidor de abastecimento de água voltou a romper na Rua Venâncio Aires, em frente à prefeitura, durante a madrugada, e deixou de 500 a 600 clientes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) com as torneiras vazias.
Pela manhã, enquanto as equipes chegavam ao local, a água invadiu boa parte da rua e desceu em direção às quadras do Parque Itaimbé. Com o fechamento da rede para o conserto, a situação normalizou, mas a passagem de veículos ficou interrompida na Venâncio, entre as ruas Doutor Pantaleão e Benjamin Constant.
A previsão da Corsan era de que, até a noite de ontem, a situação seria normalizada. Uma extensão de cerca de 7 metros da tubulação, de um diâmetro de 35 centímetros, teve de ser trocada. Uma equipe trabalhou no conserto, feito a uma profundidade de cerca de 4 metros. Segundo o coordenador da Corsan, a incidência de vários rompimentos no local se deve à pressão elevada que a rede recebe.
– No início do ano que vem, devemos colocar em prática ações para evitar esses problemas – diz Moraes.


Municipalização – A reincidência de problemas na canalização fez o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) reafirmar a possibilidade de municipalização do serviço. Segundo Schirmer, será esperada uma resposta satisfatória do governador eleito, Tarso Genro (PT), a partir de janeiro. Caso contrário, o rompimento do contrato deve ser feito.
O primeiro passo para a municipalização do serviço já está em andamento. Ficou pronto, há duas semanas, o termo de referência, um documento que serve de base para a licitação que vai definir a contratação de uma empresa para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico. O estudo deve apontar o que tem de ser melhorado no serviço. O rompimento de ontem foi o quarto registrado nas proximidades da prefeitura neste ano. Em maio, a mesma tubulação havia rompido e causado falta d’água e mudanças no trânsito.



MAIS
Comando
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) fez uma troca, em junho, na chefia da Unidade Operacional local em função das reclamações sobre o serviço. Dois cargos foram extintos para a escolha de uma equipe de intervenção

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.