Coluna-Ponto-de-Vista-1

GRANDES PRODUÇÕES MARCARAM O ANO DE 2010


A ampulheta do tempo não falha. Mais uns grãos de areia e se esgota o contador que marcou o ano de 2010. É Natal que chega, trazendo junto o conhecidíssimo “espírito” que mexe com as emoções e acaba transformando a maioria das pessoas. 
Para alguns é uma data de extrema alegria - hora de rever os parentes e os amigos de longe; para outros, um momento de reflexão que culmina com o balanço de final de ano; e, para uma boa parcela da população, um momento em que bate uma depressão que parece não ter motivo aparente, mas que alguns psicólogos explicam como sendo uma herança ancestral que gira a ignição das emoções humanas. Pronto! Está acionado o inconsciente coletivo, remetendo algumas pessoas às dores da época de Jesus, o Cristo. Então, não se apavore se uma tristeza inexplicável aparecer. É passageira. E vai embora nos primeiros minutos de 2011, principalmente se as lágrimas forem de champanhe. Só não exagere no “choro”. 
Foi um ano que repetiu os mesmos problemas dos anteriores. Violência gerada por miséria, drogas e assassinatos por motivos torpes, e guerras criadas pela eterna disputa de poder. Não vamos nem elencar os muitos escândalos políticos, porque esta é uma classe em que a grande maioria perdeu a noção de ética. Existe até pesquisa científica de alguns neurocientistas, dizendo que o cérebro do corrupto não consegue distinguir o certo do errado. Será que essa “plasticidade” cerebral única é desenvolvida através da prática? Talvez, se levarmos em conta o aumento dos salários dos deputados federais e a farra das diárias usadas para fazer turismo com dinheiro público. É aquela história: um furto aqui, uma mão boba ali, uma roubadinha acolá, uma cueca recheada de propina mais adiante, e um dia o ladrão de galinhas vira assaltante de bancos. 
Sobreviver a isso tudo, e gozando de boa saúde, já é uma vitória. Ter a consciência tranqüila já é um indicativo de que seu ano foi pra lá de bom. 
Mas, como o assunto aqui é vídeo cinematográfico, vamos logo falar deste ano de 2010 que deixou para trás um rasto de boas produções. 
“2012, O FILME” arrasou nas bilheterias e nos mostrou que um novo dilúvio universal está em curso. Para confirmarmos se foi ficção pura, ou se tudo realmente vai acontecer como prevê a alardeada Profecia Maia, teremos de aguardar mais dois anos; “LUA NOVA” repetiu o sucesso do antecessor “CREPÚSCULO”, provando que um amor impossível pode se realizar, desde que se use a diplomacia que, no caso, foi o que fez o vampiro que poupou o sangue da humana apaixonada; “CHICO XAVIER” bateu recordes de bilheteria em termos de cinema nacional e, de quebra, deixou mais conhecida a Doutrina Espírita de uma maneira bem compreensível. “SHERLOCK HOLMES” apareceu com uma nova roupagem. O que antes era um suspense denso, se tornou uma aventura cheia de reviravoltas, tornando este um dos filmes mais vistos no ano e o mais locado nas capitais brasileiras. E, falando em mais locados, “INVICTUS” surpreendeu o grande público, sucesso devido, talvez, ao talento do Morgan Freeman que interpretou o grande Mandela, mostrando ao mundo que o perdão e a busca de união são bem melhores dos que as “vingançinhas baratas” e as desforras que vemos todo o dia naquele mundo cruel de que falávamos há pouco. 
Para a alegria do público infantil, vários sucessos da Disney foram relançados com uma remasterização caprichada que melhorou imagem e som. “QUINCAS BERRO DÁGUA” e “O BEM AMADO” chegaram para reforçar o renascimento do cinema nacional, mostrando estórias cômicas de autores consagrados como Jorge Amado e Dias Gomes. 
Em matéria de aventuras épicas e mitológicas, “O PRÍNCIPE DA PÉRSIA” e “FÚRIA DE TITÃS” aterrissou nas locadoras para alegrar os aficionados do gênero. Mas, um dos filmes que realmente marcou este ano que se vai, com “aquela” dose de emoção, e inspirado em fatos reais, foi “SEMPRE AO SEU LADO”, trazendo como cabeça de elenco o astro Richard Gere. Contracenando com um cão, garantiu o sucesso da produção que fala, sobretudo, em lealdade. 
Dentro dos sucessos recentes, “O APRENDIZ DE FEITICEIRO”, dos mesmos produtores de “A LENDA DO TESOURO PERDIDO”, caiu no gosto do pessoal que curte este tipo de aventura, com um show de efeitos especiais protagonizado pelo carismático Nicolas Cage. 
E, encerrando com chave de ouro, “TOY STORY 3”, um filme de animação que arrebatou até o público adulto, além de ser ainda melhor que os anteriores, está cotado para concorrer ao OSCAR 2011 na categoria Melhor Filme. Isto mesmo! Vai disputar com filmes “de verdade”. O negócio é aguardar até janeiro pra ver quem será o grande vencedor. 
Então, fica combinado assim: nosso novo encontro está marcado para janeiro de 2011, com mais novidades, novas indicações e novos comentários. 
Agradeço aos leitores assíduos da coluna que nos prestigiaram ao longo de 2010, com um agradecimento especial ao Anderson Almeida que me confiou o espaço, desejando que todos tenham um Natal e um Ano Novo rico em experiências afetivas com seus familiares, amigos e amores. 
E, não esquecendo, valorizando antes de tudo o gênero humano, fazendo o possível para manter este “sentimento” natalino durante todo o ano, e desejando que as limpezas tradicionais de final de ano se dêem mais no terreno espiritual do que no material, pois é o espírito que nos move. Ira, inveja, vingançinhas, disputas profissionais mesquinhas, irritação, discórdia, egoísmo, falta de tolerância e outros entulhos do imperfeito ser humano, não pense duas vezes, jogue tudo no lixo, feche bem a tampa, não olhe para trás e entre em 2011 zerado para enfrentar os desafios do novo ano. 
Muita saúde a todos, porque com saúde se consegue o resto! 
Até janeiro! 

2M VÍDEO 
MASCARENHAS DE MORAES, 642 
3232-6419 - HORÁRIO: 14 ÀS 22 HORAS 

SUPERPROMOÇÃO DE FINAL DE ANO!! 
NATAL 
À PARTIR DE 23/12 (QUINTA) 
> 4 FILMES > PAGUE 3 > DEVOLVA SEGUNDA-FEIRA 

ANO NOVO 
À PARTIR DE 30/12 (QUINTA) 
> 4 FILMES > PAGUE 3 > DEVOLVA SEGUNDA-FEIRA 

FILMES PARA ASSISTIR COM TODA A FAMÍLIA 

O MELHOR AMIGO DO PAPAI NOEL/ LANÇAMENTO: quando Papai Noel e o Cão Noel descobrem que as crianças de todo o mundo perderam o espírito natalino, eles fazem uma viagem para Nova Iorque. Mas quando Papai Noel perde a memória, é Cão Noel e uma esperançosa órfã, mais um grupo de cães mágicos falantes , quem vai salvar o velhinho barbudo e mostrar ao mundo o que é o verdadeiro Natal. Este novo clássico da Disney, recheado de diversão, aventura e uma mensagem eterna que irá encantar toda a família, é um dos melhores programas para despertar o real significado do sentimento de amizade. 

Tema/gênero: amizade/aventura tempo: 96 minutos 

A BELA E A FERA / O NATAL ENCANTADO: depois do sucesso “A Bela e a Fera”, que encantou platéias no mundo inteiro, e que abocanhou o Oscar de Melhor Filme, a Disney relança agora em DVD, em Edição Especial Remasterizada, esta nova história inspirada no Natal. Desta vez, Madame Samovar reconta outra história antiga sobre um Natal passado que quase não aconteceu por causa de uma sabotagem do ex-compositor da corte Forte, um melancólico órgão que odeia o Natal e que estava determinado a manter Bela e a Fera separados para sempre. Apenas um verdadeiro milagre de Natal poderia impedir seus planos malignos. Reúna a família e desperte os mais puros sentimentos do espírito natalino. 

Tema/gênero: Natal/aventura tempo: 71 minutos 

O EXPRESSO POLAR: imagine um menino que não acredita mais no Natal, e que acorda no meio da noite com um imenso trem negro na frente de casa, pronto para levá-lo ao Pólo Norte. Viajando por montanhas, campos gelados e pontes gigantescas, saboreando chocolate quente, será inevitável que você também embarque nesta aventura única no interior do Expresso Polar, que culminará com a chegada ao destino que é...! Não! Não vamos estragar a surpresa. Assista ao filme e fique maravilhado com as técnicas de animação inéditas, nesta superprodução dirigida pelo Robert Zemeckis e estrelada pelo Tom Hanks. Então... todos à bordo!! 

Tema/gênero: espírito natalino/aventura tempo: 100 minutos 

UM FAZ DE CONTA QUE ACONTECE: estrelada pelo Adam Sandler, uns dos principais astros das comédias hollywoodianas, foi uma das melhores comédias do ano, principalmente pela bem cuidada produção, com efeitos especiais que enchem os olhos de tão bem feitos. Na estória, Adam é o filho pequeno do dono de um hotel que perde o negócio para um milionário. O novo proprietário promete ao pai do personagem de Adam, que quando ele crescer, será gerente do estabelecimento. Mas, ele chega à idade adulta sem passar de um simples carregador de malas. Enquanto aguarda a boa vontade do proprietário, conta para os sobrinhos histórias fabulosas de contos de fadas, e... surpresa!! Elas viram realidade. Recheada de magia, aventura e emoção, é outro filme indicado para toda a família. Eles vão se divertir e se emocionar. 

Tema/gênero: realização/comédia tempo: 99 minutos

Um comentário:

  1. Crédo... q falha heim!!

    Lista com filmes de 2010 e ñ colocar "A Origem" (Inception)??!!!... É uma blasfêmia ao cinéfilos de plantão!


    O melhor filme desse ano... DISPARADO!!!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.