Coluna-Ponto-de-Vista-1

Dia decisivo para o futuro da água em São Gabriel

Hoje, às 9h, uma sessão extraordinária na Câmara de Vereadores votará, na prática, autorização para o município licitar o serviço de abastecimento de água e saneamento em São Gabriel.
Em razão do contrato com a Corsan estar vencido desde março de 2009, urge que os vereadores referendem a iniciativa do Executivo Municipal em possibilitar a licitação para que uma empresa possa operar o sistema, que ainda é operado pela Corsan, mesmo não tendo mais contrato. Diga-se de passagem, em todo o período em que a Corsan esteve à frente dos serviços não mais que 15% do esgoto de São Gabriel foi canalizado e tratado. É o mesmo que nada.
Seguindo o que diz a lei 11.445, a Prefeitura confeccionou um Plano de Saneamento que vem a ser um Plano Diretor para o setor no município.
“É necessário a realização do plano para que possamos oferecer um melhor serviço para a nossa comunidade”, ressaltou.
Conforme destacou ainda o Prefeito Rossano Gonçalves, em entrevista às rádios locais na manhã de ontem, seriam necessários R$ 100 milhões para melhorias e ampliação dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário no perímetro urbano do município, além de outras ações.
Rossano também destacou que muitas pessoas estão fazendo uso político do fato, o que segundo ele, só trará prejuízos à comunidade.
“É bom a comunidade ficar atenta, pois quem votar contra o plano, está votando contra os habitantes da cidade, contra o progresso do município, contra a saúde, enfim, contra São Gabriel. O que se quer com o Plano, é oferecer o serviço com tarifas mais justas e com obras adequadas em acordo ao que é exigido pela legislação e pelas diretrizes de saúde. O projeto é a favor do cidadão, que sofre com a falta d´água, com o constante risco de saúde”, concluiu.


RECLAMAÇÕES E MAIS RECLAMAÇÕES
Nos últimos meses, a Corsan vem sendo alvo de reclamações da comunidade gabrielense, ao efetuar manutenção da rede de água, com buracos abertos nas principais ruas da cidade, causando por diversas ocasiões transtornos para o trânsito.
Em outros municípios, como Santa Maria, por exemplo, a Prefeitura está prestes a romper o contrato com a estatal em face de problemas no abastecimento.
“O pior é que aqui, abrem o buraco e não fecham. No ano passado, por quatro vezes, uma cratera de 20 metros de diâmetro foi aberta pela Corsan em frente à prefeitura, dias a fio”, lamentou.
Prefeito Rossano durante participação em Seminário
A preocupação com a qualidade dos serviços da Companhia é geral. Em dezembro, durante o Seminário Estadual de Saneamento, prefeitos de 250 cidades que recebem o serviço da Corsan, o assunto era apenas um: a insatisfação com a falta de investimentos adequados.
MUNICÍPIOS GAÚCHOS JÁ COLHEM OS FRUTOS DA MUDANÇA
Em Uruguaiana, uma recente licitação para o serviço de abastecimento d’água e saneamento contemplou a empresa Consórcio Foz. Com isso, serão investidos no município R$ 160 milhões. Mesmo com contestações – similares as ocorridas em nossa cidade – a empresa anunciou que baixará a tarifa da água em mais de 14%, se comparados aos valores cobrados pela Corsan.
Já em Novo Hamburgo, no início dos anos 90, uma mobilização deu origem à Companhia Municipal de Saneamento (COMUSA) devido a problemas gerados pelo abastecimento feito pela Corsan. Atualmente, a tarifa cobrada é bem mais barata e o serviço melhorou.
SECRETÁRIO ESTADUAL DÁ RAZÃO AOS MUNICÍPIOS
O Secretário Estadual de Habitação e Saneamento, Marcel Frison, em entrevista ao Jornal do Comércio de ontem ressaltou que os prefeitos têm razão em reclamar da estatal.
“Tem razão os prefeitos quando reclamam que o serviço é precário. A Corsan foi desmontada”, explicou ao jornal da Capital.

6 comentários:

  1. É pagar pra ver. Mas quem paga? Nós, sempre nós..

    ResponderExcluir
  2. Já foi aprovado o projeto de licitação o que é uma boa para a cidade. Parabéns aos vereadores.

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos que amenize os preços ABSURDOS cobrados pela corsan em nossa cidade, parabens Rossano pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  4. Basta dizer que haverá mais investimento e uma tarifa menor que os bobos acreditam!
    Como é fácil enganar o povo! O lamentável, é que se acham espertos

    ResponderExcluir
  5. José Ricardo, ou sei lá quem seja, que raiva é essa com algo que está sendo feito para moralizar o abastecimento? Pagamos altos preços pela água, por baixo consumo e há gente que ainda está sem esgoto. Vão parar de incomodar, e deixem a cidade ir em frente, por estes pensamentos e outros, é que não progredimos.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo, ou sei lá quem seja, que certeza tu tem que uma outra empresa que não a atual prestará serviço melhor de saneamento?
    Nenhuma.
    Não ajo por raiva. E nem estão agindo com moralidade.
    A privatização é a pior escolha, em especial para um serviço de relevante interesse público. Tomemos, por exemplo, o serviço de fornecimento de energia elétrica, que se tornou excessivamente caro.
    Ou alguém acha que uma empresa privada, que visa luvro, vai prestar um serviço de saneamento mais barato? Ingenuidade tem limite.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.