Coluna-Ponto-de-Vista-1

SISU 2011 - UNIPAMPA divulga informações para matrículas

O processo seletivo da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) continua, agora com a expectativa pela primeira fase de matrículas,que será aberta depois da primeira chamada de classificados, marcada para ocorrer na próxima segunda-feira, 24 de janeiro. No período entre 27 e 31 de janeiro, todo candidato que for classificado em sua primeira opção terá de confirmar seu interesse na vaga através da matrícula - caso contrário, sairá do sistema. 
Os candidatos que não forem classificados ou que obtenham classificação apenas na segunda opção permanecem no SiSU, podendo participar das chamadas subsequentes e da lista de espera, que consistirá de uma listagem de interessados nas vagas remanescentes.
A Unipampa oferece nesta edição do SiSU 2.725 vagas em 53 cursos - 1.374 delas no regime de ampla concorrência e 1.351 pelo regime de políticas afirmativas (sistema de cotas) para afrobrasileiros, indígenas, pessoas com deficiência e egressos de escola pública.
O resultado das inscrições de quarta-feira (19) divulgada pelo SiSU na quinta (20), indicou 14.839 opções por cursos da Unipampa na disputa pelas 1.374 vagas oferecidas no regime de ampla concorrência. As inscrições prosseguem até as 23h59 desta quinta-feira, e a primeira chamada do SiSU vai ocorrer na segunda-feira (24). A primeira etapa de matrículas ocorre nos dias 27, 28 e 31 de janeiro. Em fevereiro ocorrem mais duas chamadas, duas fases de matrículas e a etapa de inscrição na lista de espera. Através das secretarias acadêmicas é possível contatar voluntários para a realização do procedimento via procuração, nos casos em que isso seja preciso.
O professor Carlos Dilli Gonçalves, coordenador do Processo Seletivo na UNIPAMPA, afirma esperar que nesta edição a crescente procura favoreça as listas de espera, caso ainda existam vagas remanescentes na Universidade. As novas regras do SiSU determinam que quem se classificar deve se decidir sobre a vaga, eliminando o jogo que causou o prolongamento da seleção em todo o País em 2010: 
- O candidato terá apenas uma etapa de inscrição e três chamadas. Existirá uma otimização da ocupação das vagas. O processo será concluído em menor prazo – opina o professor Dilli. 

Recursos na Web
Para divulgar o processo, a Universidade lançou mão de ferramentas online. Além de espalhar a notícia na rede, elas também deixam mais bem informados os participantes do SiSU 2011 - e serão especialmente úteis nas etapas de matrículas. O Twitter também está sendo empregado na divulgação dos links e de informações sobre a instituição. 
Para concentrar informações do SiSU e dos trâmites para matrícula na Universidade, foi criado um site sobre o processo seletivo da instituição, emhttp://www.unipampa.edu.br/sisu - que reúne dados sobre a documentação, os prazos e os meios de contatar as secretarias acadêmicas de cada campus. São dez no total: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Dom Pedrito, Itaqui, Jaguarão, Santana do Livramento, São Borja, São Gabriel e Uruguaiana.
Outro serviço foi a geração de um mapa que aponta os campi da Unipampa no Google Maps (em http://goo.gl/maps/NFf4). Cada apontador traz, além de uma foto do campus, a indicação de cursos, informações de contato com cada campus e links para serviços e informações. O recurso também serve para planejar a viagem, no caso de candidatos de cidades distantes dentro do Rio Grande do Sul ou mesmo de outros estados brasileiros. A preocupação não é sem motivo: na edição de 2010, 24% das 2.465 vagas então ofertadas foram preenchidas por estudantes de outros estados, a maioria vinda da Região Sudeste.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.