Coluna-Ponto-de-Vista-1

Urcamp comemora menor abstenção de candidatos dos últimos 10 anos

A Universidade da Região da Campanha realizou, na manhã de ontem (16), o processo seletivo de verão. A prova que consiste de uma redação foi aplicada para mais de 2 500 inscritos, nos oito câmpus onde a instituição está instalada. A comissão do vestibular registrou a menor abstenção dos últimos 10 anos em todas as unidades. Apenas 8,5% dos candidatos não compareceram.
Aproximadamente mil pessoas realizaram a prova em Bagé. Dentre os vinte cursos oferecidos pela Urcamp, as opções mais procuradas registraram a disputa de três candidatos por vaga foram Medicina Veterinária, Direito, Engenharia Civil e Administração. “Nesta época do ano obtemos um crescimento de 18% do número de inscritos comparado ao ano passado”, comemora a reitora Lia Maria Herzer Quintana. A equipe de trabalho de 2011 foi formada por 68 diretores, coordenadores, professores e funcionários. “Esta medida foi tomada pelo fato do concurso fazer parte de nossas atividades acadêmicas, além de estarmos no recesso de férias. Em função disso, organizamos uma escala onde outros colaboradores integrarão a equipe de fiscais no segundo processo seletivo”, esclareceu.

Conforme a presidente da comissão gestora acadêmica, Ana Maria Vieira dos Santos, a universidade existe em função dos alunos. “Por isso, a organização do trabalho para este processo seletivo é extremamente importante, já que é o primeiro contato do futuro estudante com a instituição”, adicionou. A professora ainda destacou a diversidade dos candidatos. “Estão inscritos pessoas de outras localidades do Estado, adolescentes que recentemente concluíram o ensino médio e vestibulandos de mais idade”, argumentou.
A coordenadora geral do vestibular, Maria Isabel Azambuja Assis, afirmou que a lista dos aprovados será publicada na quarta-feira (19) na imprensa local e pelo site www.urcamp.tche.br. “No mesmo dia os novos alunos deverão fazer a matrícula. Nos dias 24 e 25 de janeiro, poderão fazer as matrículas aqueles candidatos que ficaram de suplentes”. O horário de funcionamento da Urcamp é das 14h30min até as 20h30min.

Segundo Processo Seletivo em fevereiro
Os candidatos que por algum motivo perderam este vestibular terão a oportunidade de realizar outro processo seletivo, que acontece no dia 20 de fevereiro, às 8h, também no prédio central da Urcamp. As inscrições estarão abertas no site a partir do dia 1º de fevereiro e ficam abertas até o dia 15 do mesmo mês. “Os candidatos que se inscreveram para o primeiro processo e não puderam comparecer, deverão se inscrever novamente para participar da segunda prova. A novidade é que ele estará isento de pagar a taxa estipulada de R$ 50,00”, explicou o presidente da comissão gestora administrativa da Urcamp, Clóvis de Quadros.

Temas abordados
A Urcamp selecionou três temas para que o candidato escolhesse o assunto da redação: “Palmada Pedagógica: bater não educa”, “INSS estenderá benefícios a parceiros de gays” e “A violência urbana”.
Rubens Guimarães, 34 anos, falou que os temas eram relevantes, polêmicos e atuais. “A redação estava acessível”, complementou o candidato que pleiteia uma vaga para o curso de Direito. Já Vitória Coiro, 19 anos, veio de Lavras do Sul fazer a prova. “Optei pelo curso de Administração porque já trabalho nesta área. Os temas estavam bem elaborados e focados na realidade”, comentou.      

Pais prestigiam seus filhos
Uma presença marcante neste vestibular foram os pais que vieram de todas as partes do estado prestigiar seus filhos. O veterinário Nilson Finger veio de Caxias do Sul com sua esposa acompanhar seu filho numa etapa importante da vida. Ele acredita que a participação da família é essencial, pois dá segurança, coragem e ânimo para encarar o vestibular. “Meu filho optou por tentar a vaga de Medicina Veterinária em Bagé pelo fato de gostarmos de Universidade e da região da Campanha. Também temos amigos aqui. Na parte da tarde visitaremos o câmpus rural com outros pais que vieram de Rosário do Sul e São Vicente do Sul prestigiar seus filhos”, declarou.   
Já a aposentada Stella Rodrigues, que também acompanhou seu filho, considera que uma base familiar estruturada é tudo. “Sempre que posso acompanho o meu filho que escolheu o curso de direito porque acredita ser um dos melhores do Estado”, enfatizou.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.