Coluna-Ponto-de-Vista-1

Cacaio destinará verba economizada no Legislativo para a construção de pequena barragem no Cerrito-Catuçaba


Uma iniciativa inédita por parte do Poder Legislativo deverá estar se concretizando nos próximos dias. Segundo o presidente daquele Poder - vereador Carlos Alberto Lanes (Cacaio) a presença da forte estiagem em diversas localidades do interior do município que se faz presente durante grande parte do ano afeta diretamente a produção primária e os prejuízos no setor agropecuário estão preocupando os produtores rurais. Diante dessa grave situação, Cacaio destaca que nestes dois últimos meses de janeiro e fevereiro a Câmara Municipal registrou uma economia bastante grande no que tange ao não pagamento de diárias aos vereadores e funcionários da Casa, e, estes recursos poderão viabilizar a construção de uma pequena barragem na localidade do Cerrito em Catuçaba – uma das regiões mais afetadas pela estiagem.

Nos últimos dias, Cacaio esteve visitando a localidade e conversando com diversos produtores rurais, entre eles, o ex-Secretário dos Transportes - Benildo Biscáglia, abordando o assunto, e naquela oportunidade todos - de forma unânime - aprovaram a iniciativa do presidente do legislativo. Cacaio explica que na época em que foi Secretário Municipal da Agricultura foram construídos dois poços artesianos naquela região, mas que em um deles não deu água e que no outro a água era de péssima qualidade e não poderia ser para consumo humano, mas de certa forma, ajudou bastante os produtores, pois os mesmos usavam em suas propriedades e para o gado.
Cacaio salienta ainda que atualmente no Cerrito-Catuçaba residem aproximadamente 40 famílias que necessitam urgentemente da construção desta pequena barragem. Ele explica que a metodologia consiste na construção de pequenos barramentos de terra para o armazenamento de água, com o objetivo de recuperar as áreas degradadas pelas chuvas, perenizar mananciais com água de boa qualidade e amenizar as consequências dos períodos de estiagem.
O presidente também destaca que durante o carnaval esteve conversando com o prefeito Rossano Gonçalves, onde na ocasião expôs a iniciativa, sendo que naquele mesmo momento, Rossano confirmou a parceria do Poder Executivo através da Secretaria da Agricultura e se colocou à disposição para também auxiliar no que for necessário para a concretização de tão importante obra.
O presidente Cacaio ressalta que a pequena barragem deverá ser construída próximo de uma vertente e em um local estratégico. “Devemos instalar as caixas d’água em locais elevados para assim facilitar o abastecimento de todas as propriedades rurais através da gravidade”, disse o vereador. Ele finalizou afirmando que estas tratativas estão sendo finalizadas objetivando o início dos trabalhos, pois a situação é bastante grave e os produtores rurais estão clamando por isso e não podem continuar esperando somente pela chegada do inverno.
Segundo Cacaio, “A água que abastecerá estas propriedades rurais irão garantir não apenas a sobrevivência do dia a dia, como também devem acender a esperança no futuro, a possibilidade de sonhar com novos projetos para o futuro de seus filhos, na terra onde aqueles produtores nasceram e foram criados, pois eles poderão  investir em suas propriedades, gerar renda e emprego na região, sem precisar vir morar na periferia urbana, pois a presença constante da estiagem é agravada pelo fenômeno La Niña, que altera a temperatura das águas do Oceano Pacífico e traz conseqüências para o clima no Sul do Brasil, em especial, para o interior de São Gabriel”, concluiu o presidente.

GILBERTO MELLO – ASSESSOR DE IMPRENSA

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.