Coluna-Ponto-de-Vista-1

Coluna Giancarlo Bina

EU AINDA ACREDITO NAS PESSOAS
“Cada um é cada um e assim segue a vida”, já diriam os filósofos medievais achando que a unicidade e o isolamento bastam para uma vida sem percalços. Atualmente, o mundo nos coloca frequentemente em relações interpessoais, seja no trabalho, na escola, na net, enfim, ninguém escapa da globalização da comunicação.
Estar interligado com a vida é manter-se bem informado, é ter relações amigáveis ou nem tanto, mas que nos guiem à atenção que o cotidiano merece. O contraponto disso é que, por muitas vezes, podemos ter opiniões diferentes, podemos passar por situações conflitantes ou até mesmo que nos desagradem.Faço essa introdução para tentar entender essas relações humano-humano, suas verdades e discrepâncias, que podem, quando demasiadas, nos tirar do sério.
Há poucas semanas, ficamos abismados com a atitude bestial de um homem ( seria verdadeiramente um homem?!) que invadiu uma escola no Rio de Janeiro e fuzilou um grande número de adolescentes. O motivo para tal atitude seria a prática de “bullying”, pela qual o mesmo teria passado quando ainda aluno daquela escola.Vejam aqui como atitudes impensadas podem determinar o futuro de inúmeras vidas.
Sou daqueles que acredita que a educação vem de berço, é uma função universal da família. Um lar estruturado garante tranquilidade à criança para se desenvolver física e mentalmente saudável, evoluindo seu intelecto e a fazendo pensar em um futuro positivamente. A escola é o segundo passo da educação, deve ser o passaporte para a vida adulta e também o veículo de integração do indivíduo à sociedade. Não creio que este indivíduo tenha tido berço nem escola para a vida.
Trago este exemplo para expor meu medo e algumas convicções. Primeiro, tenho medo por nossos filhos que enfrentarão um mundo bem mais agressor e competitivo que o nosso( já não pensamos tanto no coletivo ). Segundo, este exemplo deve servir de análise para nossas famílias e escolas: o educar é nosso serviço, tanto em casa quanto em nossos estabelecimentos de ensino. Por fim, acreditar nas pessoas e em seu caráter não deveria ser atitude tão difícil como é hoje em dia. Sei que todos temos um lado bom e outro nem tanto(somos humanos, Deus!), mas o grande segredo é descobrir de que fábrica vem nosso filtro.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.