Coluna-Ponto-de-Vista-1

Dicas de Vídeo com Marco Medina

DEPOIS DA PROLONGADA GREVE DOS ROTEIRISTAS, A INDÚSTRIA CINEMATOGRÁFICA SE RECUPERA E A NOVA SAFRA CHEGA COM FILMES DE QUALIDADE


A maioria do público pode não ter se dado conta, mas a greve dos roteiristas de Hollywood, que durou meses, a partir de 2008, acabou afetando as produções cinematográficas e colocou no mercado alguns filmes que ficaram entre a dúvida e o descontentamento. O público saía do cinema e não entendia como uma superprodução repleta de atores consagrados tinha deixado tanto a desejar. A gente observava que os produtores haviam gastado milhões de dólares em cachês, cenários e recursos tecnológicos, mas o que era apresentado na tela não convencia. Havia de tudo: histórias com final incompreensível, sem ritmo, acontecimentos que não se encaixavam e argumentos pra lá de inverossímeis, que acabava gerando perguntas tipo “quanto tempo falta para acabar o filme?”.
E a culpa é de quem?
O público não perdoa, e logo atira a responsabilidade nos ombros do diretor, que tinha fama de o melhor entre os melhores, mas que dessa vez havia errado a fórmula.
Só que o negócio não é bem assim. O diretor pode sim ter sua parcela de responsabilidade no sucesso ou fracasso de uma produção, mas o que imprime ritmo, seqüências cronológicas e os principais acontecimentos de uma história, daqueles que prendem a atenção do telespectador do início ao fim, é a habilidade do roteirista. É ele que “enxerga” tudo isso antes mesmo de começarem as filmagens. Lembram de “O SEXTO-SENTIDO”? O roteirista pegou todo mundo de surpresa ao revelar que o personagem principal - interpretado pelo astro Bruce Willis - já estava morto desde o início da história, mas o público só percebe perto do final. São estas “sacadas” geniais que tornam algumas produções singulares. Aquele final que ninguém esperava e as reviravoltas ao longo da trama, que deixam uma boa produção ainda mais interessante, fica sempre por conta da habilidade desses “arquitetos” supercriativos. Foram profissionais desse nível que resolveram entrar em uma greve que se estendeu por meses, e acabou abalando toda a indústria hollywoodiana. Produtores e diretores foram obrigados a engolir aquela história de “quem não tem cão, caça com gato...” e deu no que deu. 
Mas não vamos ser injustos. Tivemos “2012, O FILME”, “AVATAR”, “SHERLOCK HOLMES”, “O PRÍNCIPE DA PÉRSIA”, “INVICTUS”, “SEMPRE AO SEU LADO”, entre outros, que agradaram e convenceram. Para ilustrar melhor o que falamos aqui, vamos a um exemplo de filme que deixou a desejar: em “OPERAÇÃO BABILÔNIA”, com o astro dos filmes de ação Vin Diesel, a personagem dele tentava dizer ao público a que veio. A idéia era cumprir a missão de proteger uma menina “enviada” pelo mundo sagrado para evitar o apocalipse, mas o argumento do roteirista – que é o que dá sustentação à história - não convenceu muito, e os milhões de dólares gastos pela produção foram desperdiçados. E, ainda por cima, sem querer fazer trocadilhos, “queimaram” o filme do astro Vin Diesel que colocou seu talento e carreira em risco. As bilheterias foram baixas para o padrão de Hollywood, o filme não foi bem aceito nas locadoras, e se tornou um belo exemplo da importância de um roteiro, e de como uma greve destes profissionais gabaritados pode abalar o produto da Sétima Arte. 
A greve terminou, boa parte das reivindicações foram atendidas e o mercado, como a mitológica Fênix, renasceu das cinzas.
Em 2010 já aterrissaram no mercado novos filmes, com histórias “arquitetadas” por aqueles que realmente entendem, e tivemos o prazer de conferir produções como “ROBIN HOOD”, impecável, “O HOMEM DE FERRO 2”, repetindo o sucesso do primeiro filme, o vencedor de 3 Oscar “A ORIGEM”, “O LIVRO DE ELI”, pra lá de genial, e mais um sem fim de boas produções que parecem ter finalmente engrenado. Prova disso são os recentes lançamentos que, ao que parece, acabou despertando aquele público que parecia meio desanimado pela má safra de anos anteriores.
Então, não deixe de conferir os indicados.
Somente nas últimas semanas, chegaram em DVD “NÁRNIA, A VIAGEM DO PEREGRINO DA ALVORADA”, “HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE 1”, “TROPA DE ELITE 2”, “ENROLADOS” e outros sucessos que poderão ser conferidos nas “Dicas”, logo abaixo.
E não esqueça de dar uma espiada nos detalhes da MEGAPROMOÇÃO DE PÁSCOA DA 2M VÍDEO, no final da coluna: começa quarta-feira, 20 de abril. Está imperdível! Lembrando a quem deseja locar filmes neste final de semana, antes do feriadão, que segue a PROMOÇÃO PERMANENTE DA 2M VÍDEO que dá locação grátis e um prazo maior na devolução. 
Desejo aos leitores um bom final de semana, um ótimo feriadão e uma PÁSCOA repleta de bons sentimentos.
Fraterno abraço! 

REÚNA A FAMÍLIA, CHAME OS AMIGOS E CURTA OS LANÇAMENTOS DA 2M VÍDEO NESTE FERIADÃO.

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE 1: não é preciso nem falar do sucesso deste fenômeno de bilheteria nos cinemas – que foi best-seller na literatura e gerou uma prática mais do que positiva para as novíssimas gerações: o hábito da leitura. As seis produções anteriores, sempre muito aguardadas pelos fãs, ainda rende milhões de dólares e se confirmou como verdadeiro sucesso. O primeiro filme gerou polêmica com a Igreja Católica, que acusava a história de transmitir conteúdo demoníaco, mas como não estamos mais na época da famigerada Inquisição – e o nível de discernimento melhorou muito -, a estória não colou e o filme deslanchou. Agora, na primeira parte de um final que já é esperado antes mesmo de ser lançado nos cinemas, Harry, Ron e Hermione estão determinados em sua missão de descobrir e acabar com o segredo da imortalidade e do poder de destruição de Voldemort – os Horcruxes. Fugitivos e sozinhos, os três amigos devem apenas contar uns com os outros, agora mais do que nunca... Mas as Forças das Trevas no caminho ameaçam separá-los para sempre. A versão da 2M Vídeo chegou em edição especial com 2 discos. O segundo é recheado de extras. É um filme obrigatório para os fãs. Imperdível!

Gênero/tema: aventura/magia Tempo: 146 minutos

NÁRNIA, A VIAGEM DO PEREGRINO DA ALVORADA: seguindo o sucesso de Harry Potter, eis que chega a terceira e última parte (quem diz que não terá seqüência?) de uma trilogia baseada em outra obra de sucesso: “As Crônicas de Nárnia” do grande escritor C. S. Lewis. Com requintes de superprodução, com um visual que enche os olhos, você terá a oportunidade de retornar à magia e ao fascínio deste mundo épico. Desta vez, quando Lúcia e Edmundo Pevensie, acompanhados por seu primo Eustáquio, são engolidos por um quadro e transportados para Nárnia, eles se unem ao Rei Cáspian e ao nobre rato chamado Ripchip a bordo do magnífico navio O Peregrino da Alvorada. Os corajosos viajantes visitam ilhas misteriosas, enfrentam perigosas criaturas místicas e se reencontram com o Grande Leão Aslam em uma missão que decidirá o destino da própria Nárnia. Se você viu os anteriores, irá se surpreender ainda mais com esta terceira e última parte que tem um final majestoso. Reúna a família e confira.

Gênero/tema: aventura/mundo mágico Tempo: 112 minutos

ENROLADOS: até os produtores se surpreenderam com a invasão do público adulto às sessões onde era exibido mais um filme de animação que, em princípio, seria destinado ao público infantil. Mas não é de hoje. Desde “A Era do Gelo”, este gênero de filme já começou a ser disputado pelos grandinhos. Tudo começou com a desculpa de “levar as crianças ao cinema”, mas chegou uma hora em que tiveram de admitir que os verdadeiros interessados eram eles mesmos. Tudo isso, porque os produtores se deram conta desta suculenta fatia do mercado do mundo da animação, e começaram a criar histórias que eram entretenimento para as crianças e “puxão de orelha” – tipo lição de vida – para os adultos. “Enrolados” não ficou atrás, e repetiu o sucesso estrondoso apresentando uma nova versão de um dos contos mais engraçados de todos os tempos, quando o criminoso mais procurado – e mais charmoso – do reino, Flynn Rider, se esconde em uma misteriosa torre e encontra Rapunzel, uma garota espirituosa com um superpoder incomum: 21 metros de cabelo dourado e mágico! Reúna a família, chame os amigos e canse de rir com este que já se tornou um dos melhores filmes de animação de todos os tempos. Impagável!

Gênero/tema: comédia de animação/amizade Tempo: 100 minutos

TROPA DE ELITE 2: se você estiver disposto a assistir um trabalho mais sério, não deixe de conferir a seqüência de mais um fenômeno de bilheteria, totalmente produzido no Brasil, e disputado a tapas por consumidores norte-americanos via-internet. O filme aprovou e convenceu. Nesta seqüência, houve uma unanimidade na opinião de quem conferiu nos cinemas. As pessoas não pouparam elogios e, ao mesmo tempo, falavam da sensação de repúdio ao “sistema” de corrupção que é mostrado na história. Ou seja, um esquema de mentiras sistemáticas que sabemos que existe, mas que se torna ainda mais claro quando assistimos a esta inteligente produção que mostra, anos depois, um capitão Nascimento mais maduro, estratégico e solitário. Agora, na função de Coronel, faz o BOPE crescer e coloca o tráfico de drogas de joelho. Só que... ele descobre que na Segurança Pública do Rio de Janeiro nada é o que parece, e desvenda as comprometedoras ligações das milícias com o Estado. E o preço por esta descoberta é alto: o inimigo agora é outro. Assista ao filme e descubra a verdadeira face de uma parte da história brasileira muito atual. Uma produção, no mínimo, esclarecedora.

Gênero/tema: ação policial/corrupção Tempo: 115 minutos 

2M VÍDEO
MASCARENHAS DE MORAES, 642 FONE: 3232-6419
DAS 14 ÀS 22 HORAS

MEGAPROMOÇÃO DE PÁSCOA

A PARTIR DE QUARTA-FEIRA, 20 DE ABRIL
PACOTE C/4 FILMES; PAGUE 3; ENTREGUE SEGUNDA
PACOTÃO C/7 FILMES; PAGUE 5; ENTREGUE SEGUNDA
“ABRIREMOS DURANTE TODO O FERIADO

Um comentário:

  1. ótimos lançamentos e comentários.Parabéns pela coluna.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.