Coluna-Ponto-de-Vista-1

Mais uma vez a cidade de São Gabriel é “presenteada” com um apagão de energia elétrica

Pensava eu que apagões ocorriam com tornados ou chuvas torrenciais. Mas aqui na Terra dos Marechais é diferente. Somos abençoados com uma prestadora de energia elétrica que cobra em dia as nossas contas, mas deixa a desejar na parte de estrutura de suas instalações elétricas.
Fevereiro de 2009. Um temporal que assolou a nossa cidade. Postes caídos e árvores derrubadas pela força do vento. Tudo bem faltou energia por causa da mãe natureza. Mas alguém reparou ou repara como está a situação dos postes da nossa cidade? Alguns estão chegando a três décadas. E o mais grave são postes emendados tendo transformadores pesadíssimos presos a eles.
Mas e quando falta energia quando esta garoando ou então soprando aquela brisa? Não é um temporal nem mesmo um tornado, São coisas “leves”.
E o pior, quando o céu está estrelado, como ocorreu hoje.
Coitados dos nossos aparelhos elétricos, depois de nós são os que mais sofrem.
Saliento que não conheço e muito menos tenho algo contra o diretor da prestadora de serviço de energia elétrica.
Mas é de completa indignação quando vejo vinculada a TV a propaganda da prestadora de energia elétrica falando que tudo esta as mil maravilhas.
E mais indignação quando sei que na ocorrência desses apagões, nas cidades vizinhas, os moradores estão com as luzes todas acessas.
Então é isso. Vou tomar um banho quente antes que falte energia.

Até o próximo apagão.

Gustavo Jobim Ribeiro
Farmacêutico

11 comentários:

  1. Cara, sei lah, eu não sou puxa-saco de ninguém, muito menos faço parte da Aes Sul ou sei la o que, mas acho que isso é normal, uma falta de luz que raramente acontece aqui em sg, acho que não é pra tanta indignação. Imprevistos acontecem, e esse pessoal sempre tenta resolver com rapidez.

    ResponderExcluir
  2. Ola, foi um apagao geral ! ate aqui na minha cidade faltou energia , moro em Santiago! :)

    ResponderExcluir
  3. concordo plenamente contigo..
    imprevistos acontecem , o que voces deixam para aqueles que nao luz la no haiti hã?!!

    ENTÃO DEÊM GRAÇAS A DEUS QUE AQUI ACONTECE DE VEZ ENQUANDO...

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o amigo acima.
    Óbvio que poderiam ser evitados, mas com o aumento exorbitante de consumo em todas as cidades do país, isso pode ocorrer.
    Ademais, ficar sem luz em um período de 10min à 1h ninguém vai morrer certo?
    Nós estamos cada vez mais dependentes dessa fonte e se não buscarmos uma alternativa só tenderá a piorar.
    Post FAIL, mas um querendo aparecer no jornal, rs.

    ResponderExcluir
  5. Mas porque ninguem faz nada, eles não tem que dar um serviço bem prestado pelo que cobram? então? exigimos que assim seja, pois realmente é só trovoar e lá vem a falta de luz e durante muitas outras vezes, fica aqui minha indignação tb.

    ResponderExcluir
  6. Imprevisto? Morei em Porto Alegre, Bagé e em Santa Maria e afirmo que lá raramente ocorrem apagões mesmo em dias de temporais e tornados. Coincidência é que nessas três cidades a operadora de energia elétrica não é a mesma da nossa cidade. Muitos imprevistos é sinal de incopetência. Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Acho que não é questão de aparecer em jornal e muito menos POST FAIL. Se pessoas pagam por um serviço na sua totalidade, que seja fornecida a totalidade. Ninguém morre com 10 minutos sem energia, mas garanto que o anônimo que postou isso fica indignado quando falta luz.rs

    ResponderExcluir
  8. Concordo contigo Gustavo. Mas o que não podemos esquecer é que a Aes Sul melhorou muito desde que se instalou aqui, substituindo a CEEE que era péssima. Acho que, de repente, falta alguma melhoria na nossa rede, pois se chove em qualquer lugar próximo daqui já falta energia elétrica e isso é um absurdo.
    Quem fala que não dá bola e que "ninguém vai morrer", é pq ainda não teve uma televisão de LCD, um computador, uma geladeira ou uma máquina de lavar roupas queimada por causa disso.
    E o pior de tudo é que a gente vai na Aes Sul, comprova que os eletros foram queimados pela queda de luz, e eles nada fazem.
    Pagamos muito caro pela luz e temos que exigir que o serviço seja impecável!

    ResponderExcluir
  9. Muitas reclamações, poucas ações.
    Nisso se resume os "anônimos" que aqui postaram.
    Queimou aparelhos? AESSUL não ressarciu? Pra que existe PROCON e Juizado Especial?
    Mania que o povo tem só de falar, reclamar e nada fazer para melhor a situação.
    E se isso ocorre até hoje, assim como na Política porca de São Gabriel, é porque o povo só sabe reclamar e não agi.
    É mais cômodo reclamar sentadinho do que ir à luta para trazer melhorias para São Gabriel.

    ResponderExcluir
  10. Energia elétrica é uma das carências de São Gabriel, posso citar outras: 1)uma cidade que possui um dos melhores rebanhos do país, não tem UMA churrascaria decente, nem indecente; não tem churrascaria!2)Com uma população de 60.000 hab., não tem caixa eletronico fora das agencias; 3) as listas telefonicas onde não se encontra o que se procura; 4) uma choperia que NÃO tem chope; 5) uma ilha de assentamentos do MST e uma população que ODEIA essa gente;6) os imóveis para locação mais caros que em São Paulo; 7) NÃO existe UMA LIVRARIA decente, tbm prá quê? um povo que ainda não tirou as dianteiras do solo não conhece livros, mas se considera - dois ou três - uma Atenas (kkkkk) 8) Ousou abrigar uma universidade federal e não dispõe da menor infraestrutura, como transporte, salas de aula, restaurantes, enfim, não existe comércio para o consumidor de perfil universitário; viajado; estudado,com necessidades culturais, como cinema, livros, teatros, espetáculos, atividades esportivas... As pessoas são fechadas, agrupadas, se acham, e o convívio é bem difícil. A gente ACABA em São Gabriel, por essas coisas do destino: estudar - numa universidade precária; trabalhar (no caso dos militares e funcionários públicos), ou casar com fazendeiro endividado. Não conheço quem veio parar aqui por vontade própria... Prá mim, quando falta luz até é bom, pois no escuro não vejo o atraso de onde estou vivendo. Tem coisa pior, muito pior! Politicamente são fanáticos, adversário é inimigo, perseguição a jornalistas, não existem propostas de governo, a coisa vai no embalo... Meu curso está quase no final! Não vejo a hora de respirar o mundo!!!

    ResponderExcluir
  11. O pessoal fala que da uma tormenta e ja falta luz, e que isso ''não pode acontecer'', mas cai uma árvore em cima de um cabo/fio de luz que transmite a energia para a cidade, e a culpa agora é da Fornecedora de Energia?!? Poxa, assim tambem não né, ai ja é ignorância, é claro que quem paga em dia a sua conta, quer energia 100% do tempo, e com razão, mas é claro que eles (fornecedores de energia) não fazem um apagão por que querem.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.