Coluna-Ponto-de-Vista-1

Programa Inovador de Tratamento do Lixo é Apresentado a São Gabriel

Gilberto Ceratti, engenheiro
Engenharia Ecológica para o tratamento do lixo, esse é o formato apresentado pela “Eco Eng”. A convite da Câmara dos Dirigentes Logistas (CDL) e Associação Comercial Industrial (ACI), a empresa visitou o município durante esta semana. Foi numa reunião no Clube dos Dirigentes Lojistas (CDL) que a empresa na pessoa do seu presidente, o Engenheiro Gilberto Ceratti, radicado em Maumee nos Estados Unidos, mostrou um projeto inovador para o processamento de resíduos sólidos domiciliares.Todo o processo de tratamento se dá de forma contínua. Ao fim desse processo, o produto final é reutilizado pela Indústria, gerando lucros. A proposta é de uma tecnologia auto-sustentável, com foco principal na proteção ao meio ambiente, já que o impacto ambiental apresentado pelo projeto é mínimo, não gera o gás metano nocivo à Camada de ozônio, não polui o solo, não atrai vetores e não causa mal - cheiro. Dessa forma, o formato de grandes aterros e lixões pode ser substituído por usinas de tratamento.
De acordo com o Presidente da Empresa, Gilberto Ceratti, cerca de 30% do lixo produzido, e que hoje está sendo enterrado, pode ser reciclado e reaproveitado. “Todo o material plástico pode ser separado e passar pela revalorização, ou seja, moído triturado, lavado e seco depois disso, pode ser utilizado na produção de utensílios plásticos seja para automóveis, vasos de flores e ainda placas de sinalização de trânsito” conclui o Engenheiro.
Em Ituporanga no Estado de Santa Catarina, o Programa Eco Eng foi implantado há um ano e meio. Segundo a apresentação do projeto, lá a usina de tratamento fica perto da cidade e não causa nenhum inconveniente à população. Ainda como produto do reaproveitamento foi mostrado o “tijolo ecológico”, que são blocos biossintéticos para a construção de casas. Uma casa construída com esses blocos custaria 30% menos do que uma casa de alvenaria convencional. Além dos blocos, é possível confeccionar telhas, forro, piso e até mesmo móveis com material reaproveitado.
A apresentação do Programa Eco Eng à em São Gabriel, marca mais uma etapa de discussões importantes para a implantação de um projeto regional para o tratamento do lixo. Nas dependências do salão social do CDL estavam presentes vários integrantes do empresariado gabrielense, além do presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), Cristiano Carvalho e o Diretor da Universidade Federal do Pampa Ricardo José Gunski.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.