Coluna-Ponto-de-Vista-1

Mauricio de Sousa vai lançar histórias da Turma da Mônica na idade adulta em 2012



Uma linha com histórias de Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali jovens em estilo mangá foi lançada em 2008 e foi um sucesso de vendas

O que você faria se fosse o criador de um universo de personagens de gibi que são patrimônio afetivo de gerações de leitores em um país sem uma indústria própria de quadrinhos? Se você fosse Mauricio de Sousa, provavelmente estaria tentando revolucionar tudo. O criador da amada Turma da Mônica anunciou que seu próximo projeto é uma linha de histórias em que Mônica, Cebolinha e companhia vão amadurecer e enfrentar as tensões da vida adulta. 
Há três anos, Mauricio já havia lançado uma linha alternativa de histórias, a Turma da Mônica Jovem, desenhada em estilo mangá, publicada em preto e branco, e trazendo os personagens da Vila do Limoeiro em versões adolescentes que frequentam a escola, namoram, montam uma banda e vivem aventuras em outras dimensões. Embora a versão jovem alterasse características que sempre foram associadas aos personagens (Mônica cresceu e emagreceu, o Cebolinha tem mais cabelo e o Cascão até toma banho), a revista tornou-se sucesso de vendas e, de acordo com Mauricio, ajudou a trazer para os personagens um público que tendia a abandonar a revista depois de entrar na adolescência.
— Trouxe de volta um público que estava indo para outro lugar, principalmente para os mangás japoneses — diz Mauricio.
A turma jovem também recolocou os personagens na mídia quando, na edição número 4, Mônica e Cebolinha em suas versões de 14 anos se beijaram, passando ao passo seguinte de uma relação repleta de implicâncias mútuas na infância. Agora, Mauricio pretende levar a experiência ainda além. Com a criação de uma terceira série de histórias, os personagens avançam na direção da idade adulta em uma narrativa que terá por modelo o gênero folhetim, contando uma única história contínua, e não apenas narrativas isoladas. O tempo passará nesta terceira série, diferentemente das outras. Outra novidade é que, assim como a versão adolescente já apresentava Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali interagindo em seu universo com a tecnologia disponível nos dias de hoje, como internet e iPods, a versão "adulta" dos personagens do bairro do Limoeiro conviverá com as questões do mundo real como o conhecemos.
— Será uma novela jornalística — diz Mauricio.
A equipe dos Estúdios Mauricio de Sousa já trabalha nos conceitos básicos que os personagens devem seguir a partir de 2012, quando a série será publicada. O estúdio deverá ser ampliado e contará com a assessoria de profissionais e especialistas em várias áreas para construir as tramas, tanto do ponto de vista psicológico quanto da verossimilhança. Ainda não há uma identidade visual definida para os personagens – nem se o traço seguirá o estilo da turma jovem, calcado nos clichês do mangá, como caretas, olhos grandes, enquadramentos e representações inusitadas para o movimento.

Fonte: Reprodução do texto do gabrielense Carlos André Moreira divulgado na Zero Hora 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.