Coluna-Ponto-de-Vista-1

Coluna Anderson Almeida


A puxada de tapete
Olá amigos, o tema da nossa coluna de hoje é um assunto bem comum, uma situação pelo qual, quase todos nós já passamos ou achamos estar passando: a puxada de tapete.
Você já se sentiu ameaçado? Está percebendo que estão armando para prejudicar você? Não sabe o que fazer para reverter esse quadro? Você já parou para pensar que podem estar tentando "puxar o seu tapete"? Sim, isso acontece com muita frequencia no ambiente corporativo, político, enfim em todos os ambientes. E isso ocorre, principalmente se você está se destacando de alguma forma. Com as diferenças de personalidades, formação e bagagem, você pode se deparar com um colega mal-intencionado que quer ocupar exatamente o seu lugar ou que o quer longe dali afinal você está ocupando o lugar de “queridinho” do chefe e essa inveja o corroi.

Como disse no início da coluna, você já passou ou achou que estava sendo vítima de uma tentativa de “puxada de tapete”.
Vendo na internet sobre o assunto que resolvi escrever, algumas dicas são bem interessantes:
1) Mantenha a calma: não seja agressivo e nem mal-educado com a pessoa que quer o seu lugar, mas mostre a ela que você está ligado no que está acontecendo;
2) Comporte-se: não dê margens para fofocas e inveja;
3) Use o trabalho para se defender: seja proativo, faça o seu trabalho e um pouco mais. Fixe-se nos resultados e na construção de trabalhos consistentes;
4) Coopere com todos: a cooperação com os colegas é a melhor forma de mostrar atitudes positivas;
5) Saiba se vender: demonstre diariamente o seu valor para a empresa;
6) Relacione-se bem: conquiste e mantenha relacionamento com outras áreas e departamentos da empresa. É muito importante a convivência entre as pessoas ligadas de forma direta e indireta ao seu trabalho.
E, além disso, mantenha sempre um relacionamento de transparência e lealdade com seus superiores, pois isso trará credibilidade a você e caso alguém queira lhe atrapalhar eles saberão filtrar as informações já que confiam no seu trabalho.
Como diz um amigo meu, o resto é o resto. Afinal, se muitos só sabem viver apenas tentando “puxar o tapete” dos outros, você agindo conforme as dicas acima estará com a consciência tranqüila e com portas sempre abertas em qualquer lugar. Já seu “colega”...
.
EM TEMPO
Gostaria de destacar o quão maravilhoso estava a Semana Farroupilha. Parabéns a todos os gaúchos, o que nos dá mais ainda motivos para dizer: “Eu sou do sul. É só olhar pra ver que eu sou do sul. A minha terra tem um céu azul.É só olhar e ver....”.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.