Coluna-Ponto-de-Vista-1

Eleições 2012: “A política precisa de mulheres”, diz Fátima Brittes

Fátima Brittes, Presidente do PV
Com a não entrega das respostas do Presidente do PMDB, Tita Jobim, em tempo hábil e conforme combinado com a sua Assessoria, a entrevista desta quarta-feira é com a Presidente do Partido Verde de São Gabriel, Fátima Brittes.
Fátima Elisabeth de Brittes Andrade é natural de Santa Maria, é advogada e pós-graduada em Direito Ambiental e Agrário e há alguns anos vem participando ativamente da política local, onde já foi Secretária de Assistência Social, de 2007 a 2008. Em 2010 fundou o PV em São Gabriel.
Confira a entrevista de Fátima ao Coluna Ponto de Vista.

Qual será o plano inicial do PV nessa primeira eleição municipal. O partido acredita que poderá eleger um vereador?
Sim, poderemos eleger um vereador, o partido como é novo no município tem como meta principal divulgar seu nome nos próximos meses e construir uma identidade do povo gabrielense com a sigla.
Sem abandonar a bandeira do meio-ambiente, o partido propõe que realmente se estabeleça e cumpra uma política democrática e de desenvolvimento sustentável. O partido quer deixar claro que não é uma ONG ambiental, mesmo tendo essa como sua principal bandeira, quer mostrar que é um partido político com ideais e propostas para a construção de uma sociedade mais justa.

Existiria a possibilidade do partido ter candidatura própria, buscar um vice ou irá apenas coligar com outros partidos?
Sim com certeza, a forma democrática de governar já é implantada dentro do próprio partido onde nas reuniões não é planejada a pauta e sim discutido entre os presentes o que de relevante e importante o partido deve fazer, mas como esta reunião ainda não se realizou estamos estudando e discutindo as possibilidades.

Em relação a coligações, o partido já tem algo definido? Quais seriam as siglas que o PV se coligaria e quais não coligaria?
Com relação a coligações, o Partido ainda não tem definição, pois cabe a executiva e seus filiados debaterem e ver a melhor proposta para o partido, que não fuja dos objetivos dos quais a que ele veio e se propôs.

Falando em nominata, o partido prepara novas adesões? E em relação a candidatos, o partido já teria alguns nomes definidos?
Como presidente da executiva do Partido Verde de São Gabriel, posso ressaltar os possíveis nomes que o partido já dispõe às candidaturas ao legislativo gabrielense, mas prefiro divulgar esses nomes em uma próxima oportunidade.
Já temos propostas de nomes a candidatos a vereador nos bairros Independência, Bela Vista, Cidade Nova, Bom Fim. Desde a primeira reunião oficial já crescemos muito, as pessoas têm nos procurado querendo saber informações sobre o partido VERDE.
Dos questionamentos feitos, seriam quais serão as metas e diretrizes do partido, para conquistar novos filiados e propagar a sigla?
Como já foi dito, a executiva estuda uma estratégia de divulgação e também pretende primeiramente buscar novos nomes para concorrer a vereador.
Um dos objetivos principal é estimular a filiação em massa de simpatizantes preocupados com as questões  ambientais
Promover a ampliação da participação dos militantes na executiva municipal;
Estimular a ampliação da participação da mulher gabrielense no Partido Verde;
Estimular a ampliação da participação dos filiados em cargos eletivos tanto no Executivo quanto no Legislativo;
Inserir em futuros debates a reforma política das questões sociais e ambientais;
Estimular à criação ou fortalecimento de órgãos dedicados a formulação e execução de políticas ambientais na Prefeitura.

Sua mensagem final ao leitor do Coluna Ponto de Vista
Minha mensagem final para os leitores, mais especificamente para as mulheres:
A política precisa de mulheres.
“A exclusão das mulheres das instâncias formais da política é um freio ao desenvolvimento sócio-econômico dos países.” A afirmação Prof. Dr. José Eustáquio Diniz Alves, professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas (ENCE) do IBGE, é resultado de um estudo que mostra a relação da baixa participação da mulher na política com o grau de pobreza de um país. Quanto mais a mulher estiver distante do Poder, maior é a desigualdade social. Quanto maior for à equidade de gênero nas esferas do poder, melhoram as condições de bem estar social da população e redução da pobreza.
E é com base nesta reflexão que me dirijo a você, mulher gabrielense, e mulher do Partido Verde, para que juntas possamos assumir o compromisso de ampliar nossos espaços, ocupar posições de comando na política e, com isso, fazer a diferença na luta pela diminuição da desigualdade social em nosso país.
Buscamos uma ação de parceria com todos os segmentos da sociedade, em que homens e mulheres ocupem os espaços do poder em igualdade de condições e oportunidades. Mas para que isto se viabilize, é imprescindível ampliarmos a representação política das mulheres, não só nos parlamentos ou nos cargos executivos, mas, sobretudo nas instâncias partidárias, pois é desta forma que pavimentaremos nosso caminho de transformação.
Temos um grande desafio pela frente: ampliar o número de mulheres do Partido Verde nas Assembléias Legislativas, no Congresso, nas prefeituras, nas câmaras municipais, nas secretarias e coordenadorias regionais. Para isso, você é parte integrante deste novo momento do Partido Verde.
Todas nós sabemos que o jogo político é desigual e que cada espaço conquistado pelas mulheres é fruto de um trabalho abnegado, de empenho e resistência. Dificilmente podemos nos dedicar exclusivamente à política, pois em geral temos múltiplas tarefas a cumprir (trabalho, estudo, casa, família).
Embora isto represente uma cobrança por vezes injusta com as mulheres, por outro lado nos capacita para uma atuação cada vez mais ampla e versátil, o que é um fator extremamente positivo no jogo político.
Portanto, temos que trabalhar com afinco para diminuir as desigualdades em todos os níveis, atuando ao lado dos homens na construção de um Partido Verde mais forte, com uma inserção maior da mulher no poder. Desta forma, certamente iremos contribuir com um novo paradigma na sociedade, com total respeito às diferenças, mas com igualdade de oportunidades na luta por um Brasil melhor, mais democrático, mais ético e mais justo. A política brasileira precisa disso.

Nota da redação:
Dentro da democracia e do respeito à todas as agremiações partidárias, informamos aos leitores que, assim que recebermos as respostas do Presidente Tita estaremos publicando a entrevista no blog.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.