Coluna-Ponto-de-Vista-1

Programa Leite Gaúcho é apresentado a São Gabriel

Aumentar a produção e melhorar a qualidade do leite nos estabelecimentos rurais, proporcionando assim, o aumento da renda familiar e também a qualidade de vida dos produtores de leite. Este é o objetivo do Programa Leite Gaúcho que chega a São Gabriel. Para que o Programa tenha sucesso, cursos de qualificação serão oferecidos aos produtores. Nos cursos serão abordados conteúdos como: gestão da propriedade, manejo do gado com pastoreio rotativo, implantação de sistemas agropastoris, irrigação de pastagens, suplementação alimentar, melhoramento genético, sanidade animal, ordenha e conservação do leite.
A Assistência Técnica e Extensão Rural ficam por conta da EMATER em parceria com técnicos das cooperativas, prefeituras e sindicatos. O Programa Leite Gaúcho é direcionado aos agricultores familiares, quilombolas, assentados da reforma agrária e do crédito fundiário, pecuaristas familiares, atuais produtores de leite, bem como novos produtores e as pessoas do meio rural em situação de extrema pobreza.
De acordo com o censo Agropecuário de 2006, o Rio Grande do Sul é o segundo maior produtor de leite do país, com uma produção de 9,5 milhões de litros por dia. O Estado tem uma das melhores produtividades e chega a 2.336 litros por ano. O que torna a atividade uma das principais da agricultura familiar.
Estiveram presentes na mesa de apresentação representando o município, os Secretários, Paulo Braga, Erasmo Chiappetta e o Vereador Adão Santana. Para ingressar no Programa, os produtores de leite interessados devem procurar o escritório local da EMATER.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.