Coluna-Ponto-de-Vista-1

Retrospectiva: Os fatos que marcaram 2011

Com a colaboração dos amigos do jornal O Fato, trazemos aqui os acontecimentos marcantes de 2011, num resumo do ano que chega ao fim no próximo sábado. Confira:

JANEIRO
Cacaio Lanes assume a presidência da Câmara
O vereador Carlos Alberto Lanes – Cacaio (DEM) assumiu a presidência do Parlamento Gabrielense. Ele já havia presidido o Legislativo em outras oportunidade.

“Sim” de Rui Lucas decide futuro da água
Em janeiro foi votado o projeto de lei que autoriza a prefeitura a proceder a licitação para a concessionária dos serviços de saneamento. A questão foi aprovada por 5 votos a 4. Votaram a favor os vereadores Rui Lucas, Nenê, Maninho, Beka e Adão Santana. Já os vereadores Chiquinho Lima, Rômulo Farias, Cilon Lisoski e Claudiomiro Borges votaram contra.

Roque Montagner é reeleito na Santa Casa
O produtor rural Roque Montagner foi reeleito provedor da Santa Casa de Caridade, durante Assembleia Geral. O empresário Cícero Mesquita de Carvalho foi reeleito vice-provedor.

Recomeçam as obras na Creche do Progresso
As obras da Escola Infantil do Bairro Progresso foram retomadas, sob o comando da Construtora Polga. A obra é orçada em um valor de R$ 915 mil.

Eleita a Garota Verão de São Gabriel
Na Praça Dr. Fernando Abbott, Andressa Cabreira foi eleita a representante de São Gabriel no concurso de beleza Garota Verão 2011. Ela ainda participou da grande final em Capão da Canoa.


FEVEREIRO
Rossano e Sandra rompem aliança
A vice-prefeita Sandra Weber (PSB) rompeu a coligação com o prefeito Rossano Gonçalves. Sandra alegou que o governo não estava de acordo com o seu pensamento ideológico. O prefeito Rossano rebateu as críticas e afirmou que a vice-prefeita nunca participou da administração.

Ônibus de banda cai de ponte, mata uma pessoa e deixa 12 feridas
Uma pessoa morreu e 12 ficaram feridas em acidente com ônibus na madrugada deste sábado na BR-290, em Santa Margarida do Sul. O veículo caiu de uma ponte no Arroio das Canas, no km 406 da rodovia, nas proximidades do município. O coletivo transportava os integrantes da Banda Destaque Brasil, de Candelária.

Hélio Menna assume Secretaria de Educação
O professor universitário Hélio Menna assumiu o comando da Educação de São Gabriel. Ele foi empossado pelo prefeito Rossano Gonçalves e substituiu a professora Denise Notarjágamos. A rede municipal de ensino conta com 6 mil alunos.

MARÇO
Fóssil de espécie nunca antes catalogada é encontrado em São Gabriel
Uma descoberta inédita de um fóssil com dentes de sabre com cerca de 260 milhões de anos foi apresentada na tarde desta quinta-feira na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os ossos do crânio de um terápsido — uma antiga linhagem de vertebrados que deu origem aos mamíferos extinta há milhões de anos — encontrado em março do ano passado numa fazenda da localidade de Tiaraju, no interior de São Gabriel, na Campanha, coloca o Rio Grande do Sul na vitrina científica mundial.

Mãe e filha são assassinadas em Vila Nova do Sul
Duas mulheres morreram e um homem ficou ferido após uma desavença familiar, na tarde de hoje, em Vila Nova do Sul. Nilva Teresinha Souza dos Santos e Valquíria Aparecida Souza dos Santos foram mortas. O acusado, Tarcísio Vieira Tasch, é o genro e o marido, respectivamente, das vítimas.

Dividido, PSDB elege novo diretório
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) elegeu a ex-secretária de Assistência Social, Néca Bragança para liderar a sigla. A disputa pelo comando do partido resultou em disputas judiciais.

Carnaval 2011 mobiliza São Gabriel
A Praça Fernando Abbott ficou lotada de aproximadamente 10 mil foliões. Na Passarela do Samba, Jupob, Cohabêbados e Filhos de Olodum desfilaram com os troféus de grandes campeãs da festa momesca.

ABRIL
Suspeito da morte de "Gringo do Gás" é detido em Alegrete
A Polícia Civil pode ter dado fim a um dos mistérios que intrigava a comunidade. Após longas investigações, os policiais chegaram a o suspeito de ter assassinado o empresário Eulher Saraiva Rodrigues, 48 anos, conhecido como "Gringo do Gás" Dilnei Proença Oliveira, natural de Cacequi, foi preso esta manhã em Alegrete. Segundo o Delegado Thiago Firpo, o suspeito negou as acusações, mas contradições nos depoimentos e provas contundentes apontam para o envolvimento no assassinato.

César Oliveira e Rogério Melo lançam "Entrevero Cultural 2011"
No Fórum Fnac (Barra Shopping Sul), com entrada franca, a dupla César Oliveira & Rogério Melo lançam o projeto “Entrevero Cultural 2011”. O projeto este ano teve por objetivo ampliar a proposta que conquistou público cativo em 2010, quando o dueto passou a receber convidados para falar de diversas áreas da Cultura Tradicionalista, abrindo espaço para outras manifestações além da música.

Presidenta Dilma promove gabrielense a General
A Presidenta Dilma Rousseff, em ato assinado no dia 31, promoveu a General de Brigada o gabrielense Valério Stumpf Trindade, filho do também gabrielense Cel. Vilfredo de Ivanoé da Silva Trindade e da professora Marly Stumpf Trindade, residentes em Porto Alegre.

MAIO
Morre ex-prefeito general Gastão
Morreu em maio um dos nomes mais relevantes da história política de São Gabriel. O general Gastão Álvaro Pereira dos Santos faleceu aos 97 anos, em sua residência. Foi vice-prefeito e prefeito do município. Ocupou ainda cargos como de provedor da Santa Casa, presidente da então Associação Rural, diretor-presidente do Banrisul e presidente da Companhia União de Seguros.

Novas placas indicativas mudam o visual da cidade
Dando sequência ao projeto de melhoria na infra-estrutura urbana envolvendo sinalização, informação e segurança no trânsito a Secretaria de Serviços Urbanos implantou 25 novas placas informativas desde a entrada da cidade até o centro.

PP e PDT elegem novos diretórios
Em maio, o Partido Progressista (PP) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT) escolheram o seu novo diretório. O produtor rural Inocêncio Gonçalves foi reeleito presidente dos progressistas, por 64% a 36% da chapa 2. O diretor de Meio Ambiente da prefeitura, Relso Vasconcellos foi eleito para presidir o PDT em São Gabriel.

JUNHO
Homem mata sogro e depois se mata
Terminou em tragédia o amor do jovem Anderson Rodrigues pela ex-namorada. No domingo, 19 de junho, inconformado com a separação, ele foi até a casa da ex-namorada para cumprir a tão repetitiva, segundo ela, ameaça: matá-la! No entanto, quando chegou à residência da mulher, ele encontrou apenas o ex-sogro. Após vários disparos, ele acertou um tiro em Heraldo de Oliveira, que morreu na Hora. Tão logo matou o ex-sogro, Anderson atirou no próprio peito e também morreu.

Troca-troca no Governo Municipal
O advogado Guilherme Medeiros deixou a Secretaria de Administração. Ele alegou motivos pessoas. No lugar de Guilherme, o prefeito nomeou Luiz Alberto Gonçalves.

Gabrielense é o novo presidente da Telebrás
Desde o início deste mês em gabrielense preside a Telebrás. Caio Bonilha, tomou posse no cargo durante a Reunião Ordinária do Conselho de Administração da empresa, em Brasília.O seu nome foi indicado pelo ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em substituição a Rogério Santanna.

ACI comemora 80 anos
Em um jantar, a Associação Comercial e Industrial de São Gabriel comemorou 80 anos de fundação. A festa aconteceu na sede da entidade. O presidente Cristiano Friggi Carvalho foi o grande anfitrião.

JULHO
Museu Nossa Senhora do Rosário Bom Fim é inaugurado
Após a entrega do prédio restaurado no mês de junho, foi a vez da inauguração oficial do Museu Nossa Senhora do Rosário do Bom Fim, conhecida popularmente como Igreja do Galo.Além do acervo do museu, que está sendo composto por documentos e objetos da comunidade, faz parte ainda as peças do Museu João Pedro Nunes.

O mundo da apicultura em São Gabriel
Realizado durante três dias nas dependências da Escola Municipal Ginásio São Gabriel, o 16º Seminário Estadual de Apicultura foi encerrado com participação massiva dos apicultores do Estado, País e de outras nações. O evento é organizado pela Federação Apícola do Rio Grande do Sul (FARGS), Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho (Cooapampa).

Prefeitura de SMS é arrombada
Num dia calmo, a prefeitura de Santa Margarida do Sul foi arrombada. Os arrombadores teriam desacionado o sistema de alarme do local e um cofre e uma secretaria foram roubados. O valor estimado do prejuízo não foi revelado.

Fundado PSC em São Gabriel
O pastor Cláudio Moreira, após sete anos no PSDB, deixou o partido e fundou o PSC em São Gabriel. O novo partido pertence a base de sustentação ao governo municipal.

AGOSTO
Assinado decreto que legaliza serviço de moto-táxi
Após muito tempo de luta foi assinado pelo prefeito Rossano o Decreto de Lei nº 218/2011, que ratifica a legalização do serviço de moto-táxi em São Gabriel. A regulamentação atende os anseios tanto dos moto-taxistas como dos usuários do serviço, trazendo benefícios para a comunidade.

Câmara de Vereadores rejeita conta públicas de Balbo Teixeira
Aconteceu no final da tarde de segunda-feira (29), a votação do parecer das contas públicas do ex-prefeito Baltazar Balbo Teixeira relativas ao ano de 2006. Dos 10 parlamentares, 6 votaram pela aprovação da constas.

Devanir Freitas sofre aneurisma
O radialista Devanir dos Santos Freitas, da Rádio São Gabriel, foi internado às pressas, após sofrer um aneurisma. Operado, hoje ele se recupera da enfermidade.

Novo delegado assume DP
O delegado Jader Duarte assumiu o comando da Delegacia de Polícia de São Gabriel. Ele substituiu o Dr. Thiago Firpo, que assumiu um cargo no DENARC.

SETEMBRO
Forças de Segurança contra a violência
Órgãos ligados à segurança pública realizaram a Operação Simultânea em Áreas de Fronteiras, uma reedição de um projeto do Governo do Estado, lançado no primeiro semestre deste ano e desenvolvido em conjunto com as polícias do Paraguai, Argentina e Uruguai. Foram utilizadas viaturas da Brigada Militar, da Polícia Civil e mais de 40 homens. Também participaram da ofensiva, integrantes do Ministério Público Estadual e Fiscalização da prefeitura de São Gabriel.

Colégio da Urcamp fica em 1° lugar no Enem entre as escolas de São Gabriel
O Colégio da Urcamp ficou em primeiro lugar no ranking das escolas de São Gabriel na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com uma média de 591,18 na redação e nas avaliações objetivas, o colégio teve taxa de participação de 88%.

Prefeito Rossano anuncia 300 apartamentos populares
O prefeito Rossano anunciou a conquista de 300 apartamentos para São Gabriel, através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal.

Bragança deixa o PSDB e Erasmo migra para o PTB
O mês de setembro foi agitado no cenário político local. O ex-vice-prefeito Ricardo Bragança e alguns filiados deixaram o PSDB e miagraram para o PSB, de Balbo Teixeira. Já o ex-prefeito Erasmo Chiappetta abandonou o PSB e ingressou no PTB, de Adão Santana.

OUTUBRO
Nilo Dias lança livro
O jornalista Nilo Dias Tavares lançou o livro “100 anos de futebol em São Gabriel. A obra, que tem 372 páginas e 20 fotografias, é o resultado de um trabalho de pesquisa que durou cerca de 15 anos.

Rômulo Farias deixa o PR e filia-se ao PSB
O vereador Rômulo Farias, líder da oposição na Câmara de Vereadores, trocou de partido. Ele deixou o Partido da República e assinou ficha no PSB. Ele alega que se sentia discriminado no antigo partido.

Noite de emoção e homenagens marcam

A 18ª Estância da Canção Gaúcha chegou ao seu grande final depois de quatro noistes, com a apresentação das 15 finalistas e a premiação dos vencedores. O título ficou com o chamamé "Embretados", que conquistou também o público presente. A última noite foi encerrada com o show do "furacão de Arequito", Soledad Pastorutti. 

Balbo Teixeira assume coordenação do Ministério da Irrigação
O ex-prefeito de São Gabriel Balbo Teixeira assumiu a Coordenação do Ministério da Integração Nacional no Rio Grande do Sul. A nomeação foi feita pelo ministro da Integração Nacional Fernando Bezerra (PSB), em ato realizado em Brasília.

Expofeira movimenta economia local
A 77ª edição da Exposição-Feira Agropecuária de São Gabriel chegou ao seu final totalizando mais de R$ 1.653.870,00 (um milhão, seiscentos e cinqüenta e três mil, oitocentos e setenta reais) no volume total de comercialização, superando o meio milhão alcançado na 76ª Expofeira de 2010.

NOVEMBRO
"King" é morto na Cidade Nova
Jovenil Mendes da Silva, de 38 anos, conhecido por King, foi morto em um bar, na travessa das Ruas Mimosa Salgado com Uruguaiana. A causa da morte de pode ter sido uma discussão e até uma rixa antiga.
Conforme a Polícia Civil,"King" estava bebendo quando recebeu os disparos.
Ele morreu no local.

Trem descarrila na Santa Clara
Dos 75 vagões de um trem da América Latina Logística, 12 acabaram descarrilando na Vila Santa Clara. Uma grande quantidade de soja se espalhou pelo local. Estima-se que mais de 20 metros de trilho tenham sido destruído. As cargas mais preciosas, como o carregamento de frango congelado, não foram afetadas.

Rossano reivindica pleitos ao governador
Durante a descentralização do Governo Tarso em Cacequi, o prefeito Rossano Gonçalves apresentou reivindicações junto ao governador do Estado. Na ocasião, Rossano entregou os pleitos por duas obras importantes não somente para São Gabriel, mas também o desenvolvimento regional, ao Governador Tarso Genro. Além disso, importantes contatos foram estabelecidos com Secretários de Estado para mais pleitos regionais.

DEZEMBRO
Revitalização urbana terá recursos do BADESUL
A prefeitura de São Gabriel assinou convênio com o Banco de Desenvolvimento do Sul para assegurar a aprovação do Governo do Estado para a concretização do projeto de revitalização da área urbana da cidade. O projeto prevê pavimentação das ruas Francisco Hermenegildo, João Antonio Moreira e Avenida Pelotas, além da Osvaldo Nobre no Bairro São Bento.

Vaga de vereador vira caso de Justiça
A decisão do vereador Rômulo Farias trocar o PR pelo PSB resultou numa ação judicial impetrada pelo 1° suplente do PR, Derli Marques (PR). Derli diz que a vaga é do PR.

Abertura na João Manoel gera polêmica
Reivindicada há muitos anos por diversos setores da população, a abertura da pista da Rua João Manoel em frente ao 6° BECmB se tornou o epicentro de uma nova polêmica na cidade. A medida está gerando um debate que está envolvendo Prefeitura, Câmara e o próprio Exército.

São Gabriel entre os 100 maiores PIB’s agropecuários do país
Levantamento do IBGE coloca São Gabriel na 63ª posição entre os municípios com maior Valor Agregado Bruto de produção rural na economia. São Gabriel está à frente de cidades tradicionais da agropecuária brasileira, como Buritis (MG), Catalão (GO) e Sinop (MT).

Novo Piso Salarial aumenta remuneração dos professores
O ano de 2012 começará de forma positiva para os professores de São Gabriel. A partir de 1° de janeiro a classe receberá o piso salarial profissional do Magistério Público Municipal, conforme a Lei Federal número 11.738, de 16 de julho de 2008.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.