Coluna-Ponto-de-Vista-1

Homenagens marcam os 256 anos da morte de Sepé Tiarajú

Cacique Yacanguruy, lider indígena
Sergio Mello/Especial

No dia 7 de fevereiro, aqui em São Gabriel serão realizadas diversas homenagens pela data da morte do Líder Guarani Sepé Tiarajú.
Nesta quinta-feira, o líder índígena, da etnia Caygangue, Cacique Yacanguruy, conhecido por Natalino dos Santos, que reside em São Gabriel e está à frente deste movimento na cidade, o "Guardião dos locais sagrados Indigenas" passou informações, solicitando uma ampla divulgação. 
Natalino disse que na quarta-feira, 25, esteve reunido com o Secretário de Turismo, Nairo Gonçalves, com o Prefeito Rossano Gonçalves e com o Patrão da CTM (Coordenadoria Tradicionalista Municipal), Mauricio Rocha, onde ficou acertado o empréstimo do Parque Tradicionalista Rincão das Carretas, localizado próximo ao DNER, para receber, os em torno de 480 indígenas de várias etnias que estarão chegando a partir do dia 5 de fevereiro.
O Cacique Yacanguruy informou ainda que está previsto a chegada de indígenas Guaranis, Caygangues, Charruas e outras etnias do Estado, além de indígenas da etnia Terena, de Mato Grosso. Frisou ainda que a FUNAI e o Conselho Estadual do Índio do Rio Grande do Sul estão à frente no evento.
O cacique falou que o apoio da imprensa será de muita importância, onde estará apresentando durante os próximos dias, um pedido de apoio à mídia, para arrecadar alimentos para ajudar nesse encontro, onde serão entregues oficialmente aos caciques e a organização do evento.
O líder ainda destacou o apoio de Amilcar Varela, que está lhe ajudando no envio de correspondências às autoridades. Já foram convidados seis prefeitos da região, presidentes de câmaras de vereadores e secretários de turismo da região. Além, estarão na cidade também diversas ONGs, inclusive ONGs internacionais que prestigiam a causa indígena. A CNBB e movimentos religiosos já vêm nesse apoio há bastante tempo.
Sobre a programação, o cacique destaca que a mesma inicia no dia 5 de fevereiro com a chegada dos povos indígenas no Parque da CTM, onde pela manhã haverá uma reunião com uma média de 12 caciques, com a coordenação do evento, para acertarem os detalhes com preservação e os cuidados com o patrimônio.
A partir do dia 6, estarão abertas as visitações ao público, onde haverá mostra do artesanato e da cultura indígena.
No dia 7, data que marca o tombamento do Herói Nacional e Líder Guarani Sepé Tiarajú, haverá deslocamento de ônibus a partir das 07h45min e também ciclistas que participam de uma bicicletada até o local onde houve a morte dos mais de 1500 indígenas, nas coxilhas de Caiboaté, durante a Guerra Guaranítica, acontecido em 10 de fevereiro de 1756, três dias após a morte de Sepé.
O Cacique Caygangue informou que retornarão do local, em Caiboaté, ainda pela manhã, chegando ao local da morte de Sepé, na Sanga da Bicca, por volta das 11h00min, onde haverá homenagens e ritualística junto ao monumento Sepé Tiarajú. 
E, após retornam ao parque para o almoço. Yacanguruy disse que os índios brasileiros nativos estão unidos para resolver os seus direitos e suas causas, em paz, sempre buscando os seus direitos.
As pessoas e autoridades que quiserem apoiar esse evento, devem entrar em contato com o cacique pelo fone: (55)9952-5661.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.