Coluna-Ponto-de-Vista-1

LEGISLATIVO: ADÃO SANTANA PRESTIGIA LANÇAMENTO OFICIAL DO 2º CANTO CIRCULISTA IDEALIZADO PELO CÍRCULO OPERÁRIO GABRIELENSE

Nas dependências do Salão de Festas do Círculo Operário Gabrielense (COG), na noite de terça-feira (29), o Presidente da Câmara Municipal - vereador Adão Santana (PTB), esteve participando do lançamento oficial do “2º Canto Circulista Gabrielense”. O festival que tem a coordenação e realização do COG e também conta com o apoio da Federação dos Círculos Operários do Rio Grande do Sul (FECORS), e de outras parcerias locais, este ano acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de agosto, tendo por local o Ginásio São Gabriel. 
Na ocasião, o Presidente do COG - Alcemir de Lima Prestes salientou que na 1ª edição - realizado no CTG Querência Xucra -, o evento superou todas as expectativas, ganhando muita credibilidade junto aos intérpretes, músicos, letristas, órgãos públicos, empresas locais e comunidade gabrielense. 
Alcemir Prestes destacou ainda que o festival têm vários objetivos, como: incentivar a criatividade poético-musical de compositores, intérpretes, arranjadores e instrumentistas, voltadas à temática e aos ritmos regionais do Rio Grande do Sul, ditos de raiz ou aqui aculturados, para buscar sua integração à cultura musical do Brasil, promovendo um resgate dos valores históricos e culturais; Favorecer a revelação de novos talentos e a divulgação de suas criações artísticas, visando à valorização da autêntica música gaúcha; Divulgar e promover o COG interagindo com a sociedade, enaltecendo o aniversário da entidade, entre outros. 
Já o Coordenador Geral do Festival - Evandro Marques destaca que as inscrições estarão abertas até o dia 6 de julho, sendo que a triagem que definirá as músicas classificadas ocorrerá na semana subseqüente ao término do período das inscrições. Marques ressalta que este ano o evento terá algumas inovações, como: a música genuinamente gabrielense (letrista, intérprete e músicos) com a melhor classificação no festival terá sua participação garantida na edição deste ano da Estância da Canção Gaúcha, bem como a música: “No Cinamomo da Frente” vencedora do 3º Festival “Caixeiral Canta o Nativismo” já está classificada entre as que participarão do 2º Canto Circulista. Ele confirmou que os jurados são: Jarí Terres, Gujo Teixeira e Zulmar Benites. Os ingressos terão preços populares e os shows estão assim definidos: sexta (3) - Novos Talentos de São Gabriel; sábado (4) - Jari Terres e domingo (5) - João Vicente e convidados, inclusive com a gravação do seu 1º DVD. Evandro Marques ressaltou ainda que as músicas classificadas na triagem receberão uma ajuda de custo de R$ 500.00 e que na premiação estarão sendo distribuídos troféus e em algumas modalidade também um certo valor em dinheiro, totalizando aproximadamente R$ 2 mil somente na premiação geral do evento. 
Em sua manifestação, o Presidente Adão Santana destacou a importância da referida instituição classista para o município e dos relevantes serviços prestados no que tange a campanhas, projetos, cursos, etc. “Neste momento, em especial, em nome do Poder Legislativo nos colocamos à disposição do COG como parceiro em todas as empreitadas. Ao mesmo tempo parabenizamos a diretoria desta instituição e toda a comissão organizadora do Canto Circulista, desejando muito sucesso na realização deste festival, que promove São Gabriel, suas potencialidades sócio-econômicas e culturais, através da arte poética e musical, em obras inéditas e espetáculos com artistas e grupos ligados a autêntica música gaúcha”, afirmou Adão Santana. 

Esta matéria você encontra no site: www.cmsg.rs.gov.br
ELSON TEIXEIRA - ASSESSOR DE IMPRENSA 
FOTO: CLÁUDIO CASTRO/ESPECIAL

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.