Coluna-Ponto-de-Vista-2

São Gabriel sedia XIV Congresso Mundial da Raça Corriedale

Depois de 27 anos, o Brasil voltará a sediar, pela segunda vez, o Congresso Mundial da Raça Corriedale, na sua décima quarta edição, dos dias 20 a 26 de maio, em São Gabriel (RS). O último evento aconteceu, em 1985, em Santana do Livramento (RS). No Brasil, o Corriedale é responsável por, pelo menos, 70% dos ovinos lanados existentes, sendo em raça pura ou em cruzamentos. O mesmo ocorre no Uruguai, na Argentina, no Chile e no Peru. Assim, a sua participação a torna a líder isolada na ovinocultura nas Américas. 
A raça Ovina Corriedale é criada, principalmente, nos países do hemisfério sul, notadamente, Uruguai, Argentina, Brasil, Chile, Peru, Paraguai, Austrália e Nova Zelândia. No Hemisfério norte, nos Estados Unidos, Inglaterra, entre outros. Os cruzamentos raciais, utilizando a raça Corriedale, estão em praticamente todo o mundo, envolvendo milhares de produtores e pessoas que se beneficiam da atividade. Trata-se, portanto, de uma raça internacional, de “fato”. 
No RS, o rebanho ovino é de aproximadamente 3,5 milhões de cabeças, sendo que 70% deste total é Corriedale e seus cruzamentos. A ovinocultura é uma atividade altamente intensiva em mão de obra e que tem um potencial de crescimento grande em várias partes do mundo. O momento também é propício para a realização do evento, pois os produtos lã e carne, derivados do Corriedale, possuem preços considerados compensadores no momento, e as perspectivas de investimentos em genética, alimentação e sanidade dos rebanhos torna-se uma realidade. 
A realização periódica e rotativa deste congresso decorre da necessidade das associações de criadores da raça Corriedale, nos mais distintos países do mundo, de se reciclarem em termos tecnológicos e de eficiência na criação, de estabelecimentos de padrões raciais atualizados com o mercado e de intercâmbio de informações. 
Entre os objetivos apontados na realização desse evento, está a apresentação da raça Corriedale, sua situação nos mais diversos países do mundo, suas virtudes, suas limitações, seus padrões de criatórios, seus “casos” de sucesso, trabalhos de pesquisa científica com a utilização de exemplares da raça, sempre buscando conclusões que possam contribuir com a lucratividade da atividade ovinoculturista, mantendo sua sustentabilidade. Além disso, são levadas em consideração as análises do mercado global e nacional, visando o crescimento e competitividade da raça. 
O público alvo desse congresso são os criadores, indústrias, fornecedores, entidades representativas do segmento, alunos e profissionais das áreas de Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Bioquímica, extensão rural, artesãos, indústria têxtil, confecções, comerciantes e interessados no ramo ovino. Além disso, o público está convidado para visitar as instalações, onde estarão os stands da mostra e da feira temática da lã e pele ovina do RS, além da sua participação em oficinas especiais, desfiles de moda feita em lã, e dos julgamentos de exemplares da raça, assim como um leilão de elite dos animais, com a participação de animais de outros países. 
Haverá, também, atividades e apresentações culturais junto ao local do evento. Incrementando as atividades sociais, serão realizados encontros de confraternização de abertura e encerramento do evento. 
Durante os três dias de campo, serão visitadas algumas propriedades que utilizam a Raça Corriedale em seus criatórios e que têm na atividade uma importante fonte de renda. Serão levadas em consideração seu manejo no criatório, seus objetivos com a atividade, seus resultados e suas necessidades. 
Um dia inteiro será dedicado para apresentação de relatórios das delegações de cada país e de seis trabalhos científicos, nas áreas de interesse, ou seja, Gestão, Mercado, Genética, Alimentação e Sanidade, provenientes e indicados pelos mais diversos países e selecionados por uma comissão técnica do evento. 
Serão produzidos anais do Congresso com os trabalhos apresentados, assim como os relatos apresentados pelas delegações internacionais, acerca da situação do criação em seus países. Além disso, serão produzidas cartilhas, com material descritivo de cada propriedade a ser visitada nos dias de campo, as quais serão distribuídas previamente às visitas. 
Haverá tradução simultânea nas visitas e nas apresentações de trabalhos científicos, de Inglês – Português, Português – Espanhol, e vice-versa. 
O evento é coordenado pela Associação Brasileira dos Criadores de Corriedale e contará com o apoio do Ministério da Agricultura, Secretaria Estadual da Agricultura, ARCO, Emater, Fecolã, Ocergs, Prefeitura Municipal de São Gabriel, Cooperativa de Lãs Tejupá, Farsul, Senar-RS, Sebrae – RS, Sicredi, Banrisul e Banco do Brasil. 
Mais informações do congresso no www.abccorriedale.com.br ou na Associação Brasileira dos Criadores de Corriedale, nos telefones (55) 9978-8735 , (55) 9921-5595 e (55) 3232-5855. A coordenação geral do evento é da Profit Consultoria Comunicação & Marketing. 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.