COOAPAMPA receberá Prêmio Exportação RS no dia 25
Aldo Machado, Diretor Presidente |
A Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho – Cooapampa, que tem como Diretor Presidente o Apicultor Aldo Machado dos Santos, de São Gabriel, vai receber o prêmio Destaque Setorial – Agropecuário na 40ª edição do Prêmio Exportação RS da ADVB/RS. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 25 de junho de 2012 no Teatro do Bourbon Country, na capital do estado, em cerimônia com um jantar para 500 convidados, contando com a presença de autoridades estaduais e federais, empresários e os principais representantes do segmento exportador.
O Diretor Presidente da Cooapampa, Aldo Machado, ressaltou que a conquista coloca a produção apícola da Metade Sul do RS em evidência, além de valorizar o potencial exportador dos municípios associados, como São Gabriel. Fundada em 2006, a Cooapampa possui 769 sócios em 34 municípios do RS, representando em torno de 16 mil produtores, cada qual com uma média de 94 colmeias, totalizando cerca de 150 mil, sendo responsáveis pela produção de 4.750 toneladas anuais, o equivalente a 60% de toda a produção apícola do Rio Grande do Sul. Atualmente, a produção é direcionada para exportação por entrepostos comerciais, em sua maioria através de outros estados. Entretanto, já está em execução o projeto de construção de Entreposto para Beneficiamento Industrial e Exportação de Mel, com apoio da Prefeitura de São Gabriel, do Governo do Estado do RS, do Governo Federal e da Fundação Banco do Brasil, entre outros. A Cooapampa já tem exportado mais de 600 toneladas de mel para o mercado externo, especialmente países da Europa.
O Prêmio Exportação, criado pela ADVB/RS é o mais tradicional prêmio exportador do Sul do país, que ampliou ainda mais a sua representatividade a partir de 2008, graças a reformulações como o aperfeiçoamento dos critérios seletivos e a criação do Conselho Consultivo, composto por Federasul, Fiergs, Farsul e outras federações empresariais do Estado, com apoio do Banrisul, Badesul, Zero Hora e Grupo Gerdau. A indicação da Cooapampa para disputar o prêmio foi feita pela Farsul, mediante sugestão do vice-presidente Tarso Teixeira, presidente do Sindicato Rural de São Gabriel.
A Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil – ADVB/RS foi criada em 26 de novembro de 1962, em Porto Alegre. A entidade é a segunda mais antiga das associações que compõem a FENADVB (Federação Nacional das ADVBs do Brasil). Através de suas premiações reconhece e destaca a competência de empresas, instituições e profissionais que desenvolveram as melhores práticas em vendas e marketing no Rio Grande do Sul.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581