Saneamento: Conselheiros da Agência Reguladora visitam Estações de Tratamento
Conselheiros realizaram primeira visita na tarde de ontem |
Os conselheiros da Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados de São Gabriel (AGESG), instalada no final do último mês pelo Prefeito Rossano Gonçalves, fizeram a primeira visita às Estações de Tratamento de Água (ETA) e Esgoto (ETE) da São Gabriel Saneamento, na tarde de quarta (20). Esta serviu para verificar as condições do tratamento da água que abastece à comunidade, o que foi explicado pelos responsáveis técnicos nas Estações.
Na primeira parada do roteiro dos conselheiros – o engenheiro civil Luis Fernando de Oliveira (presidente da AGESG), o funcionário público aposentado Antônio José Leopoldo da Silva, o militar da reserva e líder comunitário João Custódio Iturbide, o advogado Gonçalo Souto Meyer e a professora federal Beatriz Stoll Moraes –, eles foram até a Estação de Tratamento de Água, situada na Vila Maria, acompanhados pelo diretor da empresa, Marcelo Simoni Pires e pelo engenheiro químico Luiz Antônio Bertazzo.
Responsável de produção, Etiel Pereira, explicou todo o processo |
Eles conheceram a Estação e todo o processo de tratamento da água que chega nas casas, com a orientação do responsável de produção, Etiel Pereira. “Temos muito a fazer, mas estamos conseguindo trabalhar para levar uma água de qualidade aos gabrielenses”, salientou.
Logo após, os conselheiros foram até a Estação de Tratamento de Esgoto, localizada no Bairro Siqueira, que estava desativada há cinco anos e que teve seu funcionamento retomado nas últimas semanas. O impressionante é que além de não ser utilizada, os conselheiros souberam que o esgoto era lançado in natura no rio, o que está sendo revertido pela empresa.
Ambas as estações estão em pleno funcionamento e recebendo melhorias, o que foi comprovado pelos integrantes da Agência. “A empresa tem conhecimento de que muito tem que ser feito ainda, mas o importante é que sabemos que a água está sendo bem tratada para a comunidade poder consumir”, frisou Gonçalo.
Já o presidente da AGESG, Luis Fernando de Oliveira, também destacou o esforço da São Gabriel Saneamento em oferecer um serviço de qualidade à população, conforme buscou a Administração na licitação dos serviços de saneamento. “Há muito o que fazer, mas está tudo bem encaminhado pela empresa”, finaliza.
Disk-notícia:(55)9 9664.2581