Coluna-Ponto-de-Vista-1

BAIXAS TEMPERATURAS AFETAM TUBULAÇÕES DE ÁGUA

Com as baixas temperaturas, é comum o rompimento de canos antigos em residências e nas redes de água. Em São Gabriel, algumas tubulações tem até mais de 40 anos, e parte delas é de cimento amianto, material pouco resistente. 
Apenas na última semana, a São Gabriel Saneamento já realizou 25 manutenções desta natureza, seja em redes de água, em ramais ou cavaletes de hidrômetros. 
Fabrício do Monte, Líder de Manutenção, destaca que a maioria destes serviços foi detectada através da própria empresa, sem que o cliente precisasse reclamar ou perceber a falta d’água: 
-Em média, conseguimos concluir a manutenção em menos de 48 horas. Desde o momento em que averiguamos o vazamento na rede, até o reparo adequado na via, recolocando o calçamento ou a repavimentação asfáltica. 
A doutora em Recursos Hídricos e Saneamento, Beatriz Stoll, integrante da Agência Reguladora dos Serviços Delegados de São Gabriel (AGESG), explica que em temperaturas abaixo dos 4° a água aumenta seu volume, exercendo ainda mais pressão aos canos. Esse fenômeno acarreta em rompimento da tubulação, principalmente nas torneiras, emendas e onde já existem rachaduras. Ela salienta que esse tipo de problema também ocorre com mais frequência em tubulações de ferro ou fibrocimento, principalmente em instalações antigas ou pequenas.

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.