Coluna-Ponto-de-Vista-1

Entreposto do mel pode ser realidade ate o fim deste ano

A Cooperativa Apícola do Pampa Gaúcho COOAPAMPA, sediada em São Gabriel, conta hoje com 769 produtores de mel associados. A produção local está sendo exportada para a Europa, por isso, o trabalho destes produtores ganhou destaque na 40ª edição do Prêmio Exportação 2012, no mês de junho.
A cooperativa conta com a parceria do Governo do Município que disponibilizou o terreno para a construção do entreposto que vai atender a demanda de produção de mel de toda a região. 
O entreposto será construído às margens da RS 630, no Bairro Santa Brígida. De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento e Projetos, Paulo Antônio da Silva Oliveira, a viabilização do entreposto não vai beneficiar apenas os produtores de mel, mas a economia do município. “Com este projeto virão mais empregos, vagas para técnicos, motoristas, e ainda mais qualificação para os apicultores. Vamos incentivar a busca por programas parceiros para o fornecimento de insumos e material para ampliar a produção”, ressaltou.
O Secretário destacou ainda, a função social da produção de mel que é uma das poucas culturas que respeita os limites ambientais. “A produção de mel está em sintonia com a preservação ambiental e pode ser consorciada ao reflorestamento sem contar que em São Gabriel é uma alternativa viável também para os assentamentos, podendo se tornar uma importante fonte de renda para estas famílias”, finalizou.
A Prefeitura também apoia a construção da Casa do Mel de São Gabriel que está em andamento. O terreno que vai receber as edificações do entreposto do mel já está sendo preparado, a expectativa da COOAPAMPA e do município é de que até dezembro deste ano, o entreposto esteja construído e em funcionamento incrementando a matriz produtiva, gerando mais renda empregos em São Gabriel.
E nesta semana, mais um carregamento de mel com destino à Europa foi preparado pela COOAPAMPA, em produção que é resultante das colheitas de apicultores de Bagé e Alegrete, que fazem parte da Cooperativa. O material está sendo destinado para Santa Catarina e de lá, para a Alemanha.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.