Coluna-Ponto-de-Vista-1

ADMINISTRAÇÃO DA SANTA CASA REÚNE-SE COM O SECRETÁRIO ESTADUAL DA SAÚDE EM PORTO ALEGRE E APRESENTA REIVINDICAÇÕES



Na tarde da segunda-feira (20), uma comitiva da Sta. Casa integrada pelo Provedor em Exercício - Cícero Mesquita, Administrador - Antonio Fontoura e o Procurador Jurídico - Dr. Marcos Góes, acompanhados do Sec. Mun. de Saúde - Paulo Forgiarini, estiveram em reunião com o Sec. Est. Da Saúde - Dr. Ciro Simoni. Também estavam presentes, o Dep. Est. Gerson Burmann (PDT), seu Coord. de Bancada - Pedro Henrique Paiva e Lino Furtado - Coord. do Gab. do Sec. Est. das Cidades - Afonso Motta (PDT).
Na oportunidade, a Adm. da Sta Casa apresentou várias reivindicações, como: Plantões Presenciais no hospital; Viatura do SAMU; Suporte da Sta. Casa para o Projeto Copa 2014; AIHs de partos cesáreos (UTI Neo-pediátrica) bem como, apresentação do Relatório dos Serviços Regionais nas especialidades de Urologia e Otorrinolaringologia no âmbito da 10ª CRS prestados pela Sta. Casa, entre outros. 
Segundo o Prov. em Exercício - Cícero Mesquita, a reunião obteve bastante êxito, pois o Sec. Ciro Simoni demonstrou muita atenção e interesse em atender as reivindicações da Instituição. 
Na ocasião, Simoni pediu para a Adm. da Sta. Casa agendar uma reunião como o Dr. Marcos Lobato - Diretor do Departamento de Assistência Hospitalar e Ambulatorial (DAHA), onde salientou que há interesse do Estado em ajudar a Instituição, pois a Sta. Casa tem sido útil e de fundamental importância como hospital estratégico na Fronteira Oeste. Durante o encontro, ficou acordado que o Estado está empenhado em viabilizar 10 leitos para a UTI Neo-Natal. O Secretário destacou que a Sta. Casa será contemplada na questão do Plantão Presencial Obstétrico através da rede “Cegonha”. 
Já em relação aos 300 partos cesáreos realizados em 2011 e que não tiveram a cobertura pelo SUS, Ciro Simoni solicitou que a Sta. Casa enviasse o pedido através da 10ª CRS para posterior recebimento dos referidos valores como pagamentos de internações excedentes, sendo que o Prov. Cícero informou que tão logo retornaram à São Gabriel tal pedido já foi efetuado. 
Cícero ressalta para a comunidade gabrielense que sobre o Projeto da Copa 2014, o Secretário Simoni disse que sem dúvida alguma a Sta. Casa será contemplada com recursos, desde que o Ministério da Saúde (MS) defina oficialmente os valores exatos como suplementações ao Estado para esse evento. 
Quanto a viatura do SAMU, Simoni explicou que o RS não recebeu nenhuma viatura do MS para a reposição de frotas. Segundo ele, o Departamento Técnico está agilizando junto ao MS a liberação destas viaturas. “Além de São Gabriel, temos inúmeros municípios que estão passando por esta mesma dificuldade, pois em alguns casos o tempo de vida útil destes veículos já está esgotado, sendo de extrema necessidade suas substituições”, garantiu o secretário.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.