Coluna-Ponto-de-Vista-2

BALBO E SANDRA APRESENTAM PLANO DE GOVERNO PARA EMPRESÁRIOS

Balbo apresenta plano de governo aos empresários
O Plano de Governo dos candidatos Balbo Teixeira e Sandra Weber, da coligação "Acorda São Gabriel" (PSB, DEM, PR), foi apresentado a dezenas de empresários que participaram de jantar promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas, na última quarta-feira (8). Baseada nos principais eixos de trabalho: saúde, emprego e renda, educação, desenvolvimento e gestão, a proposta de Balbo e Sandra busca melhorias na qualidade de vida dos gabrielenses. Na apresentação de Balbo Teixeira, o candidato garantiu que a saúde básica é um dos itens mais importantes do Plano de Governo, juntamente com a geração de emprego e renda, especialmente a qualificação técnica. "Hoje os jovens não têm onde trabalhar. Até para a lavoura é preciso qualificação, pois qualquer máquina é eletrônica", destacou.
Balbo lembrou que, em 2008, último ano da sua terceira gestão como prefeito, estava em andamento o projeto de instalação de uma escola técnica especializada em cortes de carne para São Gabriel. Foi feita, inclusive, uma audiência pública sobre o assunto, com a participação de empresários da CDL, mas a proposta não teve continuidade. Segundo Balbo, a vinda da escola técnica continua valendo, "é um compromisso do senador Paulo Paim com São Gabriel". 
Sobre a saúde, o candidato da coligação "Acorda São Gabriel" anunciou que haverá um aumento nos investimentos para o setor, com o pleno atendimento nos Postos de Saúde. Também será criado o "Cartão Saúde São Gabriel", com acesso eletrônico ao prontuário médico dos pacientes. Com a disponibilização de informações sobre a história médica do paciente, com dados sobre consultas, exames, procedimentos e medicamentos, quando ele for atendido por outro médico, através do cartão, o profissional saberá qual o diagnóstico e o que foi receitado na consulta anterior. Ainda haverá a implantação do programa Estratégia de Saúde da Família, com atendimento de profissionais de diversas àreas para aqueles que mais necessitam. A exemplo do que ocorreu em suas três gestões anteriores, Balbo afirma que serão desenvolvidos programas para a redução da mortalidade infantil. Recordou que, quando assumiu em 2005, a mortalidade estava em 20%. No entanto, quando entregou o cargo, em 2008, havia baixado para 6%. Ainda nesta área, Balbo diz que haverá valorização dos professionais de saúde, "com adoção de um plano de cargos, carreira e salários. Hoje um médico recebe R$ 1.700,00".
Balbo também falou sobre o fomento à atividade econômica com serviços públicos terceirizados e incentivos. Entre as propostas apresentadas, está a discussão, com a comunidade, da abertura do comércio em datas especiais, com horário dilatado; o incentivo à inovação empresarial; a realização de campanhas, feiras e promoções, visando ao desenvolvimento do comércio local; a realização de troca de experiências entre empresas, com o objetivo de torná-las mais competitivas no mercado, e o estímulo à economia popular, através de redes de cooperação. Também está previsto o fortalecimento da agricultura familiar, pescadores, assentados e outros.
Para a educação o candidato da coligação "Acorda São Gabriel" anunciou o ensino em turno integral, com atividades complementares; o fim do déficit de vagas na educação infantil; o atendimento nas creches durante os 12 meses do ano, em três turnos; a qualificação do transporte e da merenda escolar, com produtos locais; a inclusão digital com internet grátis nos bairros e vilas; a revisão do Plano Municipal de Carreira do Magistério; e a distribuição de bolsas de estudo para a especialização de professores. 
O Plano de Governo de Balbo e Sandra prevê ainda apoio ao agronegócio nos setores de irrigação, grãos, carne e leite; Programa de Incentivo a Agroindústria; Programa Municipal de Agroindústria Familiar e incentivo à agricultura orgânica. Balbo, que foi o representante do Ministério da Integração do RS, antes de se candidatar, anunciou que cerca de 42 mil hectares de área serão irrigadas quando entrar em funcionamento os canais das barragens Jaguari e Taquarembó, beneficiando os produtores da região.
Outra novidade será a criação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a implantação do Plano Municipal de Turismo, que terá como finalidade fomentar e qualificar os setores hoteleiro e gastronômico.
Para a zona rural, Balbo, que na sua primeira gestão reconstruiu as estradas vicinais de São Gabriel, afirma que será feita uma restauração total das vias do interior, para melhorar o escoamento da produção agropecuária. Na sua exposição, levou ao conhecimento dos empresários o asfaltamento da estrada que liga São Gabriel a Dom Pedrito, com uma redução de 54 quilômetros na distância entre os dois municípios. Também reafirmou que será feito o asfaltamento da pista do aeroporto e de todo acesso até a ponte do Rio Vacacaí. "Não é um projeto ambicioso, pois eu sei onde conseguir os recursos para tal", concluiu Balbo.
Antes da apresentação do Plano de Governo, que está aberto para sugestões e críticas, foi exibido um vídeo com as principais obras realizadas nos 14 anos que Balbo administrou São Gabriel.
Fonte: Assessoria dos Candidatos

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.