Coluna-Ponto-de-Vista-1

Escritos de 1923 são descobertos no Sobrado da Praça

Madeira encontrada no forro data de 1923

O velho Sobrado da Praça tem aproximadamente 200 anos e muita história pra contar. A edificação está sendo restaurada e revela aos poucos, traços artísticos, culturais e principalmente históricos dos primeiros moradores da cidade. Na última semana, os restauradores encontraram uma peça que conta o dia, o ano e quem fez o forro que cobria a forração original. A madeira de aproximadamente um metro e meio traz os seguintes escritos:“Este forro foi feito em 1923, 6 de fevereiro por official do Jorge Arnt Helmuth Meindhardt”.O prédio histórico de São Gabriel, tombado pelo IPHAN, que hospedou o Imperador Dom Pedro II no ano de 1846, foi construído em 1826 e seus primeiros habitantes foram uma família de açorianos.

Noventa e sete anos depois de construído passou por uma reforma, em 1923. A data está registrada no pedaço de madeira que fazia parte do forro de uma das salas do térreo onde serão instalados os sanitários. Mais uma vez, a história se revela na restauração do imponente Sobrado da Praça. 
Para a Presidente do Instituto Cultural e Educacional Harmonia Gabrielense, Jenny Maria Garcia Chagas, que é responsável pela supervisão do restauro, o prédio além de sua importância histórico cultural, guarda preciosidades “Este sobrado, o mais antigo da cidade, abrigou importantes acontecimentos para a história de nosso município, mas foi muito maltratado sofrendo inúmeras intervenções. Sabíamos que havia sido colocado um forro novo sob o original, mas não sabíamos quando. Agora temos a informação. São informações como esta que  permitem escrever a história de São Gabriel” disse ela.
Paredes feitas de pedra
Saiba mais: o projeto de Restauração do Sobrado da Praça Fernando Abbott, idealizado pelo IPHAN, conta com o apoio do BNDES, através do PRONAC, Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Ministério da Cultura e foi proposto pelo Instituto Cultural e Educacional Harmonia Gabrielense. Para possibilitar sua realização a Prefeitura Municipal adquiriu o prédio que será um Centro Cultural abrigando a Biblioteca Pública, o Conservatório Municipal, o Conselho Municipal de Cultura e salas de exposição artísticas e históricas.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.