Coluna-Ponto-de-Vista-1

AES Sul na Comunidade realiza Seminário Regional de Educação em Santa Maria

Educação ambiental para o uso adequado da energia elétrica e abordagem dos temas transversais ligados à sustentabilidade nas cidades – energia, água, lixo e mobilidade – é o principal objetivo do Projeto AES Sul na Comunidade – Educar para Transformar, que estará em Santa Maria nesta terça-feira (02/10). O encontro destinado a educadores de seis municípios acontece a partir das 8h, no Ginásio Didático 1 do Centro de Educação Física da Universidade Federal de Santa Maria – Avenida Roraima, 1000. Professores interessados podem efetuar a inscrição gratuitamente pelo site www.aessulnacomunidade.com.br/ inscricoes até o dia 01 de outubro, ou no local, no dia do evento.
No Seminário, o Projeto e sua proposta pedagógica serão apresentados aos professores da rede pública de ensino, através do Planeta do Saber (Espaço Ciência e Teatro Multimídia) e de oficinas multidisciplinares. Na ocasião, os educadores receberão material didático sobre os temas abordados, que dará suporte no trabalho em sala de aula, nas escolas municipais e estaduais de Santa Maria, São Pedro do Sul, Caçapava do Sul, São Sepé, São Gabriel e Cachoeira do Sul.
O encontro conta com sete oficinas, denominadas Saudação ao Educador Sustentável; Ética, Educação e Energia: como os três “Es” influenciam na Sustentabilidade; Desenvolvimento Sustentável, Biodiversidade, Conservação, Educação Ambiental... O que você tem a ver com isso? ; Pátios Escolares: como aproveita-los para a prática da ecologia e sustentabilidade; Lixo pra quê? Lixo pra quem?; Permacultura: um outro olhar para a Sustentabilidade; e Eficiência Energética e Vivências em Educação Ambiental.
O Seminário é uma promoção do Projeto AES Sul na Comunidade, em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria, Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria Municipal de Educação, e 8ª, 13ª, 19ª e 24ª Coordenarias Regionais de Educação.

O Projeto

A AES Sul, dentro da sua Plataforma de Sustentabilidade, desenvolve o Projeto AES Sul na Comunidade em 39 municípios da sua área de concessão, de maio a dezembro de 2012, de forma gratuita. O Projeto prevê o envolvimento de 150 mil estudantes e mais de oito mil professores em cerca de 160 ações, somando um investimento aproximado de R$ 6,5 milhões.
Os temas estão sendo discutidos e explorados nos municípios durante os Seminários Regionais, para autoridades e professores e, durante as ações, denominadas Planeta do Saber, composto pelo Espaço Ciência e Teatro Multimídia, com a participação dos alunos e professores. Para cada um desses públicos há uma forma de abordar os temas do Projeto, com o objetivo de estimular a participação e a integração com as demais ações. Após a realização do Seminário Regional, as ações voltam aos municípios para atender os alunos.
Os Seminários Regionais de Educação são encontros para a capacitação e troca de experiências. Além da vivência no Planeta do Saber, são realizadas oficinas multidisciplinares que promovem discussões, reflexões e práticas sustentáveis a partir dos temas abordados pelo Projeto. De maio a agosto, foram realizados quatro Seminários Regionais – em Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Sant’Ana do Livramento e São Borja – com a participação de 1.541 professores. O próximo Seminário será realizado em Santa Maria, no dia 2 de outubro.
Desde o lançamento, o Projeto AES Sul na Comunidade percorreu 28 municípios do Estado. Foram realizadas 109 apresentações do teatro multimídia “O Inspetor Intergaláctico” e o mesmo número de exposições do Espaço Ciência para um público superior a 75 mil pessoas (entre estudantes e professores). Mais 64 ações ainda serão realizadas em 14 municípios até dezembro.

Municípios contemplados – Alegrete, Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul, Campo Bom, Candelária, Canoas, Dois Irmãos, Encantado, Estância Velha, Esteio, Estrela, Itaqui, Ivoti, Lajeado, Montenegro, Nova Santa Rita, Novo Hamburgo, Portão, Quaraí, Rio Pardo, Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Santiago, São Borja, São Francisco de Assis, São Gabriel, São Leopoldo, São Pedro do Sul, São Sebastião do Caí, São Sepé, Sapiranga, Sapucaia do Sul, Taquari, Triunfo, Uruguaiana, Venâncio Aires e Vera Cruz.

Sobre o Programa de Eficiência Energética – A AES Sul desenvolve desde 1999 seu Programa de Eficiência Energética a fim de reduzir a demanda do sistema elétrico em sua área de concessão. No último ano foram investidos mais de R$ 9,1milhões, proporcionando uma economia de 4.416MWh/ano, suficiente para abastecer mais de 1,5 mil residências.

Sobre a AES Sul – Distribui energia elétrica para 118 municípios das Regiões Metropolitana, Vales do Rio Pardo e Taquari, Central e Fronteira Oeste. São mais de 1,2 milhões de clientes, cerca de quatro milhões de pessoas. A área de concessão atendida pela empresa abrange 99.512 km². Para atender a essa região com segurança, qualidade e confiabilidade, a AES Sul dispõe de uma força de trabalho de mais de 3.500 pessoas, investe na manutenção, modernização e expansão do sistema elétrico. Tem como principal objetivo a responsabilidade socioambiental e o compromisso com o cliente, oferecendo um serviço cada vez melhor.

Sobre a AES Brasil – O Grupo AES Brasil é um dos principais grupos empresariais do país, com forte atuação no setor elétrico – geração, distribuição e comercialização de energia. Responsável pelo atendimento a 7 milhões de clientes, o Grupo conta com cerca de 7,5 mil colaboradores próprios.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.