Coluna-Ponto-de-Vista-2

A estreia da Coluna do Beraldo

Beraldo Lopes Figueiredo
Colunista do blog

POR QUE PERDEU ROSSANO?
Ouvi atentamente a entrevista do Prefeito Rossano Gonçalves, acredito que ele não sabe ainda porque perdeu. Falou como se tivesse num palanque, que lamenta que sua proposta não foi aceita pela metade da população, recusou-se a dizer a MAIORIA.
Em primeiro lugar foram 57% dos eleitores que disseram NÃO AO PROJETO ROSSANO, ele está esquecendo que INOCÊNCIO teve 8% dos votos e esses não optaram por sua proposta.
Não sei porque foi tão agressivo com o que chama de FALSA ELITE, afinal, ele teve as maiores derrotas em termos percentuais nas vilas mais pobres, vejamos isso numericamente:

SETORES:
11
12
13
Diferença
CENTRO
8,9%
43,1%
48,0%
4,9%
VARGAS - BOA VISTA - VILA LIMA
7,2%
39,2%
53,7%
14,5%
ANDRADE-COHAB-PROMORAR-3 DE OUTUBRO-S.CLEMENTE
7,7%
47,2%
45,2%
-2,0%
CIDADE NOVA - TRINDADE - ESPLANADA
6,7%
40,1%
53,3%
13,2%
INDEPENDÊNCIA - MACIEL - ROCHA
6,5%
43,7%
49,7%
6,0%
GABRIELENSE- V.ISABEL - STA. HELENA - B.VISTA
5,7%
43,9%
50,4%
6,5%
VILA MARIANA - BAIRRO VIEIRA
6,6%
39,2%
54,2%
15,0%
BONFIM - MEDIANEIRA
10,1%
43,4%
46,5%
3,2%
VILA MARIA-CAMITA-CENTENÁRIO
5,8%
41,7%
52,5%
10,8%
SIQUEIRA-PASSO LAGOA-M.GROSSO-PITO ACESSO-BALTAR
7,6%
46,0%
46,4%
0,3%
PROGRESSO -SANTO ANTONIO
7,2%
39,3%
53,5%
14,1%
SANTA CLARA - VACACAÍ
2,8%
53,1%
44,1%
-9,0%
ZONA RURAL
11,5%
38,7%
49,8%
11,0%
PREVISÃO FINAL >>>>
8,0%
42,6%
49,4%
6,8%
votos úteis >>>
       2.910
     15.501
    17.968
2.467

A grande maioria da MARIANA, CIDADE NOVA, GABRIELENSE, VILA MARIA (mais do que 50% disse NÃO AO PROJETO ATUAL), são bairros periféricos, pobres e foi onde o prefeito amargou uma derrota da MAIORIA. No INDEPENDÊNCIA, foi 49,7 % contra 43,7 %, por míseros 0,3% não atinge a maioria.
Amenizou sua derrota, no centro da cidade. Aliás, está sendo injusto pois no SALÃO PAROQUIAL onde estava as urnas do CLUBE COMERCIAL, portanto maior parte dos ruralistas, Rossano ganhou.
Mas porque perdeu ROSSANO?
Se me pedissem para mim, resume numa palavra a derrota do Rossano, diria:
REJEIÇÃO. (Tínha números em torno de 40%, até 7 dias antes da eleição).
Se não sabe vou citar algumas causas recolhidas da própria população, e talvez daqui a um ou dois anos caia a ficha e aceite a verdade das URNAS, que NADA DE ESTRANHO OCORREU nesta eleição como TENTA SUPOR o derrotado do pleito, e faça sua AUTOCRÍTICA.
1º) Foi blindado e encastelado pelos seus secretários, ou pelo seu secretário. (Deve ter ordenado).
2º) Não saiu pela cidade, para ver o inane de sua administração, durante sua 3ª gestão, que foi sem dúvida a pior de todas que teve a frente da prefeitura. Aliás cabe um elogio. SUA PRIMEIRA ADMINISTRAÇÃO, foi  espetacular, e foi brindado com um voto de confiança e reeleito com 56,17 % dos votos.
3º) Tal como o Balbo, foi eleito para governar por quatro anos, e só trabalhou no último, no restante manteve o básico, o que é insuficiente, para o conceito do povo.
4º) Prometeu em campanha política, que faria o plano de carreira para o funcionalismo, NÃO FEZ.
5º) Prometeu junto com a sua VICE  SANDRA, que acabaria com as filas, que a saúde seria bem atendida. NÃO FEZ. A população continuou se queixando, e o prefeito não ouviu o povo, preferiu ouvir apenas quem o cercava. De certo diziam que estava tudo bem, tudo maravilhoso. (O Coirollo, falava que a saúde  tinha o conceito de EXCELÊNCIA...  as pessoas riam disso).
6º) As estradas rurais, não foram atendidas a contento. O campo parou no tempo, quem vai para lá parece que está no século passado. Aliás o prefeito não pegou sua mala de garupa, e não andou no ônibus junto com o povo rural como fez na campanha passada e diz que é o MESMO ROSSANO.
7º) O Prefeito fala que fez 300 casas, que fez a maioria dos calçamentos, asfaltos, que canalizou o esgoto, etc.  PERFEITO, supondo que isso seja verdade um desafio, coloque isso por mandatos Sr. PREFEITO, E VERÁ que toda sua obra grandiosa pertence aos seus dois primeiros mandatos e que este último foi um FRACASSO, para não falar aquela palavra tão difundida por sua militância de “paz”.
Por isso senhor prefeito foi MEDIDO, PESADO e JULGADO pelo mesmo povo que te fez  PREFEITO por 3 vezes. O CULPADO pela derrota, é o próprio, tem nome, se chama ROSSANO DOTTO GONÇALVES.
AUTOCRÍTICA é bom, FICAR culpando os outros na derrota, é não saber PORQUE PERDEU, é mal sinal.  Quem não corrige seus erros poderá  acarretar outra derrota mais avassaladora no futuro.
Sou um eleitor, que sempre votou contra ao Rossano, e não tenho  PARTIDO, até porque procuro um INTEIRO e que está feliz com a mudança na prefeitura,  é salutar a alternância do poder, isso é DEMOCRACIA.
Se o ROQUE FALHAR sou o primeiro a tentar tirá-lo de lá, pelo meio mais prático que existe: O VOTO!
Até a próxima...

2 comentários:

  1. Caro amigo Beraldo, parabéns pela excelente matéria,alguém tinha que esclarecer a verdade para todo o povo gabrielense. Te chamo de amigo porque na adolescencia fomos, inclusive, companheiro de caserna eu, tu e Moure. Desejo sucesso nessa nova empreitada.
    Se não se lembra de mim, sou cunhado do velho Joéca.
    J. Paulo

    ResponderExcluir
  2. Caro Beraldo,
    Meus cumprimentos pela estréia e pelo qualificada análise, que fizestes do momento político em nossa S.Gabriel, que alguém já se entitulava de novo.
    Viva a DEMOCRACIA, que muitos ainda não sabem sua avaliar sua real força, creio que podemos creditar tal desconhecimento pelo longo período em que o Brasil esteve sem exercitá-la, neste contexte está o atual mandatário do município, que pela sua fala não soube ou não aceita a VONTADE DO POVO. Esse mesmo povo que o havia colocado na prefeitura em vezes anteriores. Hoje esse mesmo povo é criticado por não concordar com sua PÉSSIMA administração. Administração esta, cuja maior obra nos últimos quatro anos foi a construção de um número desnecessário de quebra-molas na cidade, cujo investimento e custo questiona-se na cidade.
    Entre as causas da derrota coloco mais uma, não teria o atual Prefeito traído os ideais de seu Partido e de seu grande Lider Leonel de Moura Brizola, que entre outras estatais, crio a CRT ? O Prefeito ao contrário vendeu um dos bens mais preciosos do planeta terra a ÁGUA. Para benefeciar a quem??
    Finalmente, a fala infeliz do atual Prefeito, é de quem não mais vai necessitar do voto dos gabrielense. Será????
    Francisco

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.