Coluna-Ponto-de-Vista-2

Gabrielense lança livro em São Borja

De bicicleta, Elder descobrir histórias e as conta no livro
O jornalista Elder Corrêa, e que integra a equipe do blog, lança seu 4º livro, no dia 27 de outubro, na Feira do Livro de São Borja. Diário de Bicicleta – Pedaladas Jornalísticas e Narrativas do Cotidiano é um livro-reportagem que traz 15 histórias encontradas pelo autor em sua busca pelo inusitado, a partir de flagrantes do cotidiano captados em suas pedaladas pela cidade. 
As entrevistas foram realizadas durante o mês de agosto de 2011, quando o autor saía de bicicleta pelas ruas de São Borja sem saber o que encontraria pelo caminho e sobre o que escreveria quando voltasse para casa. Com o pensamento de que tudo pode ser notícia, encontrou grandes histórias, onde muitos sequer notariam a presença daqueles que se tornaram personagens de seu livro. 
Dividido em três temas: pessoas, lugares e profissões; Diário de Bicicleta é pioneiro em teoria e prática do jornalismo humanizador, e traz histórias contadas através do viés literário, como a de Airton Gomes, que mora há 28 anos na arquibancada do que um dia foi um estádio de futebol; ou a de Ester Lopes Cardoso, que deu nome a Vila Ester; e também a de Clóvis Andrade, que se divide entre dirigir um táxi e um carro funerário; além de muitas outras, todas encontradas e narradas por Elder, que ficou conhecido na cidade como o Repórter de Bicicleta. 
Diário de Bicicleta – Pedaladas Jornalísticas e Narrativas do Cotidiano foi produzido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na Universidade Federal do Pampa, onde o autor formou-se em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, em março deste ano. 
Elder Corrêa também produziu em coautoria com Lucas Loch, os livros (Im)pressões da Vida e Bola Esquerda Vol. 1 e 2. O primeiro, lançado na Escola XV de Novembro, em 2007, e os outros, na 1ª Feira do Livro de São Gabriel, no mesmo ano; todos de forma independente. 
Em São Gabriel, o lançamento do livro Diário de Bicicleta – Pedaladas Jornalísticas e Narrativas do Cotidiano deve acontecer no mês de novembro, em local ainda não definido.
Nesta quarta-feira, o Coluna Ponto de Vista trará uma entrevista exclusiva com o jovem jornalista.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.